Segurança é prioridade da gestão de trânsito da Prefeitura de Manaus, gerenciada pelo Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU). Não é por acaso que o órgão tem tomado iniciativas para prevenir acidentes e preservar a vida da população. Uma dessas medidas foi efetivada, nesta terça-feira, 4/6, com a implantação de um semáforo para pedestres na avenida Torquato Tapajós, em frente ao hospital Delphina Aziz, zona Norte da cidade. Pelo local, passam aproximadamente 6.000 veículos, por hora, e mais de mil pedestres realizam a travessia naquele ponto diariamente.
Os pedestres beneficiados com o equipamento ficaram gratamente surpresos com a novidade que irá facilitar a travessia na área por onde também transitam idosos e pessoas enfermas.
A babá Luciete Montanha destacou como a instalação do semáforo mudou a rotina de quem faz travessia no local. “Não são todos os motoristas que respeitam quando as pessoas estendem o braço para avisar que querem atravessar a pista. Por isso, essa avenida era muito perigosa, mas o novo semáforo facilitou bastante a travessia”, afirmou.
A ação integra os esforços da administração municipal em melhorar a mobilidade urbana e garantir a segurança viária, especialmente em áreas de grande movimento de pessoas.
O diretor-presidente do IMMU, Paulo Henrique Martins, esteve no local e explicou como foi definida a instalação do equipamento. “Por determinação do prefeito David Almeida, estamos verificando todas as questões de segurança na Torquato Tapajós, então, identificamos a necessidade de um semáforo em frente ao hospital Delfina Aziz. O semáforo já está ligado, e estamos entregando o equipamento pronto. Vamos continuar os estudos para as próximas travessias de pedestre. A população ganha com isso, ganha com mais segurança, a via fica mais segura tanto para o pedestre quanto para o motorista”, destacou o diretor-presidente do IMMU.
O novo semáforo representa um avanço significativo na proteção dos pedestres e na organização do trânsito local, contribuindo para um ambiente urbano mais seguro e acessível para todos.
— — — –
Texto – Alisson Castro/IMMU
Fotos – Karollyne Silva/IMMU