A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), inaugurou, nesta segunda-feira, 3/6, o Prato do Povo, do bairro Grande Vitória, na zona Leste. A unidade é a sexta entregue pela atual gestão municipal e vai garantir mil refeições diárias para a população em situação de vulnerabilidade social da região.
Na oportunidade, o prefeito David Almeida destacou a importância do investimento em segurança alimentar, além de reforçar como a presença do programa em diferentes regiões da cidade facilita o acesso dos cidadãos aos serviços alimentares essenciais.
“Nós estamos buscando os vazios assistenciais na cidade, e aqui nesta área da zona Leste existe um grande vazio. A partir de uma emenda do deputado federal Saullo Vianna, nós estamos implementando esses restaurantes, onde vamos servir, diariamente, mil refeições. Com isso, a gente trabalha a questão da segurança alimentar no combate à fome e à miséria em Manaus. E essas parcerias são bem-vindas para a prefeitura e, principalmente, para a população da cidade”, afirmou Almeida.
Atualmente, a capital amazonense conta com seis cozinhas comunitárias, dois restaurantes populares e seis unidades do Prato do Povo, administrados pela Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc).
Segundo a titular da Semasc, Dermi Rayol, a presença do programa “Manaus Sem Fome”, lançado em 2023, visa garantir a distribuição de mais de 3,5 milhões de refeições por ano na capital, e que as ações incluem a inauguração de novos espaços e o aumento no número de refeições servidas.
“Com essa inauguração, teremos cinco mil unidades de refeições diárias gratuitas. Até o final do mês, serão mais cinco unidades inauguradas. Esse é o trabalho da Prefeitura de Manaus com a Semasc, que trabalha diariamente em prol da população que mais precisa de políticas públicas. Estamos proporcionando alimentação de qualidade para quem mais precisa”, concluiu.
A dona de casa Maria Selma Andrade confirmou que o Prato do Povo é um grande benefício que chega à população, principalmente, aos que moram na região. “Aqui têm muitos moradores de rua que, às vezes, não têm um prato de alimento e passam pedindo ajuda de alguém. Por isso, acho muito importante esse novo local, e espero que não seja só agora, mas que esse projeto possa abranger mais e mais, porque nós precisamos muito”.
— — —
Texto – Thiago Fernando/Semcom
Fotos – Dhyeizo Lemos e Valdo Leão/Semcom
Disponíveis em – https://flic.kr/s/aHBqjBtizV