Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Executivo
  • Legislativo
  • Judiciário
Reading: Servidoras da Maternidade Dona Nazira Daou ganham Sala de Apoio à Mulher Trabalhadora que Amamenta
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Governo do Amazonas

Servidoras da Maternidade Dona Nazira Daou ganham Sala de Apoio à Mulher Trabalhadora que Amamenta

21/05/2024
Compartilhar

Espaço exclusivo é destinado à retirada e estocagem do leite durante o trabalho

Foto: Evandro Seixas/SES-AM

Mulheres que amamentam frequentemente enfrentam desafios ao retornar da licença-maternidade, dificultando a continuidade da amamentação exclusiva. Para garantir esse direito e proporcionar maior conforto às mães em sua volta ao trabalho, a Maternidade Dona Nazira Daou, vinculada à Secretaria de Estado de saúde (SES-AM), inaugurou a primeira Sala de Apoio à Mulher Trabalhadora que Amamenta, voltada para suas servidoras. A inauguração ocorreu nesta terça-feira (21/05).

Com esta iniciativa, as servidoras terão um local específico para a retirada e armazenamento do leite materno durante a jornada de trabalho. Elas poderão oferecer o leite aos seus filhos durante o expediente ou armazená-lo para uso posterior. O leite também PODE ser doado a um dos três Bancos de leite Humano (BLH) do Estado.

A secretária-executiva adjunta de Políticas de saúde da SES-AM, Nara Esquivel, destacou que amamentar vai além de nutrir. “Essa sala proporcionará condições para que as mulheres amamentem e possam retirar o excesso de leite, doando-o para quem necessita. Devemos considerar as crianças prematuras que precisam dessas doações”, reforçou, mencionando sua própria experiência com a filha prematura que precisou de leite doado.

A diretora da unidade, Andrea Castro, enfatizou a comodidade oferecida às servidoras. “Muitas mulheres não sabem que podem extrair e armazenar seu leite no trabalho, utilizando-o para alimentar seus filhos ou doá-lo. Nosso objetivo é proporcionar conforto para que nossas servidoras possam desempenhar suas funções normalmente”, afirmou.

Foto: Evandro Seixas/SES-AM

Ideia aprovada

A enfermeira obstetra Caroline Mesquita, mãe de um bebê de quatro meses, elogiou a iniciativa, explicando que antes precisava descartar o leite extraído durante o trabalho. “Agora, além de alimentar meu filho, posso doar leite e ajudar bebês prematuros”, disse.

Reconhecimento

Durante a inauguração, mães doadoras de leite humano para recém-nascidos prematuros e bebês de baixo peso foram homenageadas. No Amazonas, apenas 193 mulheres realizam essa doação. Ana Bel Souza, mãe de Agnes, de 4 meses, foi destacada por doar mais de 7 litros de leite humano em apenas um mês.

Para ela, a doação é um ato de amor que PODE salvar vidas. “Esta é minha segunda filha, e voltei após o nascimento de Agnes. Antes, o leite vazava e eu descartava. Decidi ajudar os bebês que precisam desse alimento precioso”, destacou Ana.

Foto: Evandro Seixas/SES-AM

No Amazonas, mais de 3 mil litros de leite humano são arrecadados anualmente e distribuídos para salvar vidas de crianças prematuras na REDE de saúde pública e privada. Os principais beneficiados são os recém-nascidos internados em UTIs neonatais, que não podem ser amamentados por suas próprias mães.

A Organização Mundial da saúde (OMS) e o Ministério da saúde (MS) incentivam a amamentação por até dois anos ou mais. No entanto, segundo dados do MS, a média de aleitamento exclusivo no Brasil é de apenas 54 dias.

O post Servidoras da Maternidade Dona Nazira Daou ganham Sala de Apoio à Mulher Trabalhadora que Amamenta apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

  

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Termos encontrados Governo do Estado do Amazonas
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

Governo do Amazonas

Reabertura da Casa das Artes celebra diversidade da cena artística amazonense

18/09/2025
Governo do Amazonas

Base Arpão 2: PMAM apreende mais de 240 quilos de entorpecentes em pouco mais de 72 horas

17/09/2025
Governo do Amazonas

Governador Wilson Lima destaca a necessidade de garantir energia elétrica em comunidades isoladas do Amazonas

17/09/2025
Governo do Amazonas

Sine Amazonas divulga 303 vagas de emprego para esta quinta-feira

17/09/2025
Governo do Amazonas

Ação de Cidadania da Setemp reforça políticas de inclusão e oportunidades no mercado de trabalho

17/09/2025
Governo do Amazonas

Vacinação de Fronteira: Importância e Estratégias em 2025

17/09/2025
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus