Nos próximos dias 22 e 23 (quarta-feira e quinta-feira), Macapá sediará a Jornada de Integração Regional e Interiorização do Desenvolvimento do Amapá – 2024. O evento, que ocorrerá no auditório da Federação do Comércio do Amapá (Fecomércio-AP), no Centro da capital, já conta com 375 inscritos, o maior registro de todas as edições do evento criado pela Suframa no ano passado. Dentre os inscritos estão empresários, comerciantes, representantes governamentais, estudantes e profissionais de diversas áreas, além de potenciais investidores.
A Jornada faz parte do Plano de Integração Regional e de Interiorização do Desenvolvimento (PIRD), da Suframa, e tem como objetivo principal disseminar os benefícios da Zona Franca de Manaus (ZFM), fortalecer a interação com os Estados da Amazônia Ocidental e o Amapá, e contribuir para o aprimoramento do ambiente de negócios na região.
“Nosso propósito é alcançar o máximo de pessoas possível sobre as possibilidades que o projeto Zona Franca de Manaus tem para a Amazônia Ocidental e o Amapá, desde os benefícios a partir do cadastro na Suframa até os recursos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) oriundos da Lei de Informática que podem ser aplicados no Estado”, afirma o superintendente da Suframa, Bosco Saraiva.
Programação
O primeiro dia da Jornada será dedicado à política de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) da Suframa. Serão apresentadas palestras sobre o funcionamento dos programas prioritários de PD&I, conduzidas pelas três coordenadoras dos Programas Prioritários selecionados pelo Capda: Bioeconomia (Idesam), Fomento ao Empreendedorismo Inovador (Softex), e Indústria 4.0 e Modernização Industrial (CITS Amazonas). Os programas, que juntos somam investimentos de cerca de R$ 23,4 milhões no Amapá, serão detalhados com a apresentação de cases de sucesso.
A programação do dia inclui as palestras sobre o funcionamento e oportunidades da política de PD&I da Suframa; Banco da Amazônia sobre fundos de inovação; Discussão sobre incentivos fiscais e financiamentos no Amapá. À tarde: Palestras sobre alavancagem da bioeconomia, oportunidades de negócios no Amapá e ações estruturantes para o desenvolvimento regional.
O segundo dia focará nos incentivos fiscais disponíveis na região, com orientações sobre cadastro, compra nacional e importação incentivada pela Suframa. Além disso, haverá apresentações sobre como apresentar projetos baseados em matéria-prima regional e ações estruturantes para o desenvolvimento regional.
A programação inclui palestras sobre os incentivos fiscais administrados pela Suframa; Orientações sobre cadastro e importação incentivada; incentivos fiscais administrados pela Sudam; Banco da Amazônia sobre soluções de crédito para a região.
No dia 23, durante a tarde, startups, incubadoras e aceleradoras do Amapá terão a oportunidade de participar do Pitch Day para apresentar projetos nas áreas de Bionegócios, Empreendedorismo Inovador e Indústria 4.0. A proposta é que os projetos possam ser incluídos nos programas prioritários de PD&I, visando à captação de recursos junto às empresas do Polo Industrial de Manaus. As apresentações serão divididas em três sessões. De 9h às 10h: Indústria 4.0 e Modernização Industrial. 10h às 11h: Empreendedorismo Inovador. 14h às 17h: Bionegócios.
“A intenção é que a edição de 2024 suscite ainda mais impactos que a primeira jornada ocorrida no ano passado. A grande procura de interessados demonstrada no número de inscrições é uma prova de que o evento está se consolidando como importante promotor de oportunidades para o desenvolvimento e a inovação no Amapá”, destaca Bosco Saraiva.
InscriçõesAs inscrições para a Jornada no Amapá podem ser efetuadas por meio do link https://doity.com.br/jornadaintegracaoamapa/inscricao.