Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Governo
  • Prefeitura
  • Cultura
Reading: Dia da Cavalaria: Policiamento montado da PMAM traz visibilidade e imponência em ações de segurança pública
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Governo do Amazonas

Dia da Cavalaria: Policiamento montado da PMAM traz visibilidade e imponência em ações de segurança pública

10/05/2024
Compartilhar

No dia 10 de Maio são celebradas a bravura e tradição do policiamento montado

Foto: Divulgação

No dia 10 de Maio é celebrado o Dia da Cavalaria e a polícia Militar do Amazonas tem uma unidade especializada que alia a potência dos equinos com a força policial: o Regimento de Policiamento Montado Coronel Bentes (RPMon). A unidade integra as ações de patrulhamento nas ruas da capital e exerce forte influência nos trabalhos do Sistema de Segurança Pública. O setor se destaca, não apenas pela sua eficiência operacional, mas também pela imponência e respeito que transmite à população.

O RPMon promove a segurança pública por meio do policiamento montado: ação de presença, plataforma elevada, visibilidade, impacto psicológico, versatilidade e mobilidade. A imagem de um policial montado no cavalo gera uma presença imponente e inspiradora, que supera a visão de uma patrulha a pé ou motorizada.

O capitão PM Moacir Strieder, do RPMon, explica que a unidade atualmente dispõe de um plantel de 53 equinos, sendo de 35 a 40 cavalos prontos para o serviço.

“A atuação de policiamento montado é sempre bem-vista pela sociedade devido às características que ele proporciona com a visibilidade, o impacto psicológico, a permanência no terreno, a flexibilidade, a maleabilidade e também no aspecto social”, explicou o capitão.

Ainda segundo ele, o RPMon possui projetos sociais como o Núcleo de Equoterapia, que fornece um serviço gratuito para a sociedade amazonense. A principal função desempenhada pela cavalaria da PMAM é garantir a efetividade nas operações de controle de multidões de eventos de grande porte, como policiamento ostensivo preventivo.

A contribuição em uma abordagem diferenciada acontece principalmente pelo impacto psicológico que causam, pela mobilidade e versatilidade de atuar em vários terrenos e condições pela plataforma elevada em que o policial militar opera, sempre acima da linha do horizonte do público, bem como pela visibilidade (ver e ser visto) e pelo tempo de atuação no terreno, em andadura ao passo. Mantém-se o policiamento montado mais tempo e visível na área de atuação do que nos processos motorizados ou a pé.

Foto: Divulgação

RPMon em ação

A presença da cavalaria é mais impactante em praças desportivas, como jogos de futebol; em protestos e manifestações; reintegrações de posse e crises prisionais, atuando na contenção e seguranças externas aos estabelecimentos prisionais.

O treinamento dos cavalos para lidarem diretamente nos eventos acontece por um processo denominado ‘dessensibilização’, onde os equinos são submetidos a todos as sensações e estímulos táteis, visuais e sonoros que encontrarão no ambiente de policiamento ou de grandes eventos, como: trânsito, luzes, objetos, público, bandeiras, rojões, som alto e veículos. Tudo de maneira racional, sem castigos, o que garante que o equino esteja sempre tranquilo, não assustado e submisso às ajudas e comandos dos cavaleiros.

A estratégia utilizada no emprego dos equinos é de realizar a segurança periférica, patrulhando os entornos, garantindo a visibilidade do policiamento e transmitindo a sensação de segurança. Caso a situação evolua, o policiamento montado PODE atuar em apoio aos demais processos de policiamento, como força persuasiva e de dispersão.

Em locais de agitação e aglomerações, os animais lidam com tranquilidade e submissão aos comandos do cavaleiro. Essas virtudes vêm através do treinamento constante e da dessensibilização dos equinos, de modo que apresentem controle quando estão em serviço com agitação ou grande concentração de públicos.

Foto: Divulgação

Critérios e capacitação

Os critérios usados para fazer a seleção do equino levam em consideração primeiro a raça: equinos que possuem características físicas e comportamentais mais adequados ao policiamento; depois a altura (1,65) e a pelagem (castanhos ou alazães), que garantem o impacto psicológico em relação à população.

Os equinos começam a atuar com 4 a 7 anos (cavalos jovens) e se estendem até os 20 anos nas atividades policiais. Outros requisitos para o animal compor a equipe é a de serem domados, aceitarem encilhamento e montaria (teste de habilidades); estar com a saúde em dia (inspeção veterinária); e de preferência machos castrados.

O treinamento dos policiais da cavalaria acontece através do Curso ou Estágio de Policiamento Montado, que habilita o policial militar para atuar nas missões específicas do Regimento, policiamento montado, choque montado e guardas e escoltas.

Em uma cidade onde os desafios são constantes, o RPMon continua a desempenhar um papel fundamental na proteção da população, não apenas pela sua habilidade de resposta de grandes eventos, mas também pela imponência de uma unidade que representa a tradição e modernidade em ações diferenciadas.

O post Dia da Cavalaria: Policiamento montado da PMAM traz visibilidade e imponência em ações de segurança pública apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

  

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Termos encontrados Governo do Estado do Amazonas, Polícia, Polícia Militar, Projetos sociais, Segurança Pública
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

Governo do Amazonas

Programação do Natal em Manaus reúne cultura e economia criativa no Largo de São Sebastião até 6 de janeiro

05/12/2025
Governo do Amazonas

10ª edição do Bazar das Mulheres Empreendedoras do Prosamin+ reuniu 35 expositoras nesta sexta-feira (05/12), em 2015

05/12/2025
Governo do Amazonas

Hospital da Zona Leste do Amazonas recebe três crianças para broncoscopia vindas de Rondônia na noite desta quinta-feira

05/12/2025
Governo do Amazonas

Governo do Amazonas assina convênio do Asfalta Amazonas para recuperar 8,9 quilômetros de ruas em Borba

05/12/2025
Governo do Amazonas

Prosamin+ paga indenizações e auxílio moradia a nove famílias reassentadas da comunidade Sharp em Manaus

05/12/2025
Governo do Amazonas

Governo do Amazonas anuncia repasse de R$ 160 milhões do FTI para a saúde dos 61 municípios do interior

05/12/2025
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus