Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Governo
  • Prefeitura
  • Cultura
Reading: Diplomatas em formação ampliam conhecimentos sobre a Amazônia em programa da Suframa
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Amazonas

Diplomatas em formação ampliam conhecimentos sobre a Amazônia em programa da Suframa

04/05/2024
Compartilhar

estudantes da turma 2024 do Curso de Formação de Diplomatas do Instituto Rio Branco (IRBr) cumpriram, nesta quinta-feira (2), programação de visitas às instalações do Centro de Bionegócios da Amazônia (CBA) e da fábrica da Moto Honda da Amazônia, em Manaus. A agenda de compromissos fez parte do programa Zona Franca de Portas Abertas, idealizado pela Suframa para oferecer visitas guiadas a fábricas do Polo Industrial de Manaus (PIM) e institutos integrantes do ecossistema de inovação da Amazônia.

Composta por 53 alunos brasileiros e oito estrangeiros provenientes do Equador, Peru, Moçambique, Angola, Guiné Bissau, Guiné Equatorial, Cabo Verde e São Tomé e Príncipe, a turma cumpre uma agenda intensiva de aprendizado no período de 1° a 8 de maio, em instituições do Amazonas e Pará, com o objetivo de proporcionar aos futuros representantes diplomáticos uma imersão nos desafios e potenciais da região Amazônica.

Nesta quinta-feira pela manhã, os 61 diplomatas em formação tiveram a oportunidade de conhecer de perto as atividades desenvolvidas no CBA. No local, receberam uma palestra sobre o histórico e os principais objetivos do instituto, bem como explorar os laboratórios onde são desenvolvidas pesquisas de biotecnologia a partir de matérias-primas oriundas da biodiversidade amazônica.

                                                           

Após a apresentação liderada pelo diretor de Operações do CBA, Caio Perecin, os estudantes fizeram perguntas sobre cooperação internacional, utilização e compartilhamento de royalties dos saberes ancestrais dos povos originários, plano de divulgação da pesquisa na Amazônia, biopirataria e patenteamento das pesquisas. “Sobre o patenteamento das pesquisas, é um dos cuidados prioritários que temos e até pretendemos promover um curso para os pesquisadores da região sobre o processo de patentes”, respondeu Perecin.

                                                           

No auditório do CBA, os alunos também receberam palestra ministrada pelo coordenador-geral de Comércio Exterior Assuntos Internacionais da Suframa, Arthur Lisboa, que contextualizou o histórico da Zona Franca de Manaus (ZFM) e o papel da Autarquia na gestão dos incentivos fiscais e as iniciativas da promoção do desenvolvimento sustentável nos Estados do Amazonas, Acre, Amapá, Roraima e Rondônia.

                                                           

Lisboa também abordou a participação da Suframa no assessoramento técnico durante o contencioso envolvendo a denúncia na Organização Mundial do Comércio (OMC) em 2014 pela UNIÃO Europeia, relacionada à política de incentivos fiscais na indústria brasileira. “Os dados comprovatórios sobre a relação entre a existência da ZFM e a preservação ambiental da Amazônia foram cruciais para que as queixas referentes à ZFM fossem retiradas do processo”, destacou.

                                                         

Fábrica

À tarde, a programação foi na sede da Moto Honda da Amazônia, que emprega 8,6 mil funcionários diretos e é a fábrica da multinacional mais verticalizada do mundo. No local, os estudantes conheceram os processos produtivos que levam uma motocicleta ser fabricada a cada 19 segundos.

                                                          

A chefe do Escritório de Representação do Ministério das Relações Exteriores na Região Norte, ministra Maria Deize Camilo Jorge, explicou que a visita a locais como o CBA e a Moto Honda, bem como a palestra sobre a ZFM, representa uma oportunidade ímpar para os jovens diplomatas de compreender a complexidade da região Amazônica e seu potencial para o desenvolvimento tecnológico e econômico.

                                                                                               

“Ao conhecerem in loco esse modelo de desenvolvimento regional, o seu potencial tecnológico e suas oportunidades de negócios, os novos diplomatas poderão vir a ser importantes aliados em futuras negociações que envolvam os interesses da ZFM”, frisou a ministra.

                                                          

  

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Termos encontrados Denúncias, Manaus
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

Amazonas

Suframa visita planta da Sakura no PIM

18/11/2024
Amazonas

Suframa firmará convênio com o Ifam para uso de laboratório de testes no setor termoplástico

18/11/2024
Amazonas

Suframa conhece trabalho da Hana Electronics

17/11/2024
Amazonas

Lei de Informática da Zona Franca de Manaus fomenta R$ 1,48 bilhão em investimentos e mais de 420 projetos de PD&I em 2023

14/11/2024
Amazonas

Fábrica da Chint no Polo Industrial de Manaus será inaugurada em março de 2025

14/11/2024
AmazonasEducação

PIB do Amazonas cresce 3,27% em 2022, acima da média nacional

14/11/2024
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus