Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Executivo
  • Legislativo
  • Judiciário
Reading: Museu de Solos da Amazônia é criado com apoio do Governo do Estado, em Itacoatiara
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Governo do Amazonas

Museu de Solos da Amazônia é criado com apoio do Governo do Estado, em Itacoatiara

19/04/2024
Fapeam Museu de Solos da Amazonia e criado com apoio do Governo do Estado em Itacoatiara Foto Samuel Rodrigues Barbosa 8 1024x683 qeNQFA
Compartilhar

O projeto é apoiado pelo Programa Biodiversa, da Fapeam

Foto: Samuel Rodrigues Barbosa

Um espaço que promove o acesso a informações sobre a temática do solo, permite a troca de experiências, desperta responsabilidades socioambientais, e ideias e ações inovadoras, além da conscientização da preservação e conservação do solo, esse é o Museu de Solos da Amazônia (Musoam), um projeto apoiado pelo Governo do Estado, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), que está localizado em Itacoatiara (176 KM distante de Manaus).

O projeto levado adiante por pesquisadores da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) do município visa a integração da ciência, educação e da natureza, por meio da disseminação do conteúdo sobre solos na região, com maior acessibilidade, interação e metodologias de fácil compreensão.

Sob a coordenação do doutor em Ciência do Solo, Luís Antônio Coutrim dos Santos, do Centro de Estudos Superiores de Itacoatiara (Cesit/UEA), o projeto foi fomentado pelo Programa Biodiversa/ Fapeam: CT&I para Ambiência e Biodiversidade no Estado do Amazonas.

Foto: Samuel Rodrigues Barbosa

O acervo dispõe de mais de 50 monolitos de solos, que são perfis de solos preservados de interesse pedológico, de ambientes representativos da região amazônica, e que não tiveram a intervenção do homem no ambiente natural. No espaço também é possível conhecer a coleção de cores de solos, por meio de oficinas que demonstram as diferentes cores, sendo possível discutir e explicar sua origem.

A iniciativa que proporciona aos visitantes uma vivência lúdica e interativa, traz explicações sobre o solo como: composição, diferentes texturas, porosidade, consistência, infiltração, retenção de água, simulador de erosão, magnetismo entre outras temáticas que são abordadas no museu.

Dentre os materiais presentes no museu, os monolitos de solos recebem destaque, e foram coletados em diferentes ambientes da região Norte do país, como Roraima e Pará. No Amazonas, os materiais são oriundos dos municípios de Apuí, Itacoatiara, Silves, Itapiranga, Presidente Figueiredo, Rio Preto da Eva, Urucurituba, entre outros.

Foto: Samuel Rodrigues Barbosa

Relevância

O coordenador explica que estudar solos, rochas e minerais são questões relevantes, mas que constantemente são deixadas de lado pela sociedade. Segundo ele, as rochas e minerais possuem grande importância e diversas utilidades dentro e fora da região, uma vez que servem também como registros da história da humanidade.

Algumas formações rochosas também são utilizadas como pontos turísticos, mas não trata somente disso, pois os minerais e rochas podem atingir vários setores como da indústria, construção civil, perfumaria (embalagens de produtos e desenvolvimento de fragrâncias), farmacêutica, geração de energia em usinas termoelétricas com o uso do carvão mineral, dentre outros.

“A utilização do solo, como recurso natural para produção de bens e serviços, pressupõe que o usuário tenha minimamente uma visão global de suas características e principais pontos limitantes ao uso. Ciente disso, o uso consciente dos solos amazônicos faz-se necessário para garantir sua utilidade, seja ela econômica ou ambiental”, explicou.

Outro ponto que Luís Antônio destaca é que, atualmente, alguns problemas têm esgotado a capacidade dos solos, sendo a maioria causado ou agravado pela ação humana, dentre esses estão o uso desenfreado do solo na agricultura, aumento da erosão e degradação dos solos.

“A agricultura, na maioria das vezes, não emprega as técnicas que ajudam na preservação do solo. Com isso, a má utilização desse recurso, acaba criando áreas de solo improdutivas, causando prejuízos não somente para o meio ambiente como para os próprios produtores da região” acrescentou.

Foto: Samuel Rodrigues Barbosa

Visitação

O Museu de Solos da Amazônia é aberto ao público e está localizado no Centro de Estudos Superiores de Itacoatiara (Cesit/UEA). O agendamento para visitação deve ser realizado pelo site em: www.museudesolosdaamazonia.com. Outra ferramenta de popularização do museu são as redes sociais, por meio do Instagram no @museu_de_solos_da_Amazônia. Desde a criação, o museu já recebeu mais de 3,5 mil pessoas, entre alunos, professores, pesquisadores e comunidade em geral.

Biodiversa

O Programa Biodiversa apoia propostas de pesquisa científica, tecnológica e/ou de inovação, ou de transferência tecnológica, coordenadas por pesquisadores residentes no estado, voltadas para caracterização, conservação, restauração, uso sustentável do meio ambiente e exploração sustentável da diversidade amazônica.

O post Museu de Solos da Amazônia é criado com apoio do Governo do Estado, em Itacoatiara apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

  

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Termos encontrados Apuí, Estado do Amazonas, Governo do Estado do Amazonas, Itacoatiara, Itapiranga, Manaus, Meio Ambiente, Presidente Figueiredo, Rio Preto da Eva, Silves, Urucurituba
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

UGPE GOVERNO AVANC807 A NA SOLUC807 A771 O DE MORADIA PARA FAMI769 LIAS DO MONTE HOREBE FOTO TIAGO CORREA UGPE 06 1024x683 1
Governo do Amazonas

Governo do Estado avança nas tratativas para oferecer soluções de moradia definitivas as famílias do Monte Horebe

18/07/2025
UGPE RESERVATO769 RIOS PROSAI AO CENTRO SECRETARIO MARCELLUS CAMPELO E O GOVERNADOR WILSON LIMA FOTO TIAGO CORREA UGPE02 1024x682 1
Governo do Amazonas

Prosai Parintins avança nas obras do novo sistema de abastecimento de água, com foco nos reservatórios

18/07/2025
WhatsApp Image 2025 07 18 at 145900 1024x682 1
Governo do Amazonas

Beneficiárias do Prosamin+ participam da 5ª edição do Bazar das Mulheres Empreendedoras

18/07/2025
WhatsApp Image 2025 07 18 at 154254 2 1024x682 1
Governo do Amazonas

Sessão de fotos incentiva autoestima de idosos do Ceci Aparecida

18/07/2025
PCAM GILMARA LIMA DA SILVA FOTO DIVULGACAO 1024x958 1
Governo do Amazonas

PC-AM divulga imagem de jovem autista desaparecida após sair da escola no bairro Colônia Terra Nova

18/07/2025
WhatsApp Image 2025 07 18 at 133711 1024x719 1
Governo do Amazonas

Ipaam sensibiliza mais de 800 estudantes sobre prevenção de queimadas e desmatamento em Silves

18/07/2025
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus