Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Governo
  • Prefeitura
  • Cultura
Reading: Fundação Alfredo da Matta iniciou a testagem rápida de Hanseníase
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Governo do AmazonasPolítica

Fundação Alfredo da Matta iniciou a testagem rápida de Hanseníase

06/03/2024
Compartilhar

A testagem vai reforçar a busca por novos casos entre pessoas que convivem com pacientes já diagnosticados com a doença

FOTOS: Arnoldo Santos / FUHAM

A Secretaria de Estado de saúde do Amazonas (SES-AM), por meio da Fundação Hospitalar Alfredo da Matta (FUHAM), deu início, na manhã desta quarta-feira (06/03), à aplicação de testes rápidos para o diagnóstico precoce da hanseníase. O procedimento é indicado para indivíduos que mantêm contato próximo e prolongado com pessoas já diagnosticadas com a doença. A FUHAM, que é uma referência na assistência a casos de hanseníase no Amazonas, é a primeira unidade de saúde do estado a oferecer o teste.

A chefe do Departamento de Controle de Doenças e Epidemiologia da FUHAM, Walderiza Pedrosa, explica que o teste rápido faz parte da estratégia nacional para reforçar o diagnóstico precoce da hanseníase.

“O teste não vai dizer se você tem hanseníase. Ele é um teste para saber se a pessoa teve ou não contato com o bacilo da hanseníase. Se for positivo significa que ele teve contato com o bacilo. Então, a pessoa vai ser monitorada pelos próximos cinco anos para saber se vai apresentar algum sintoma da doença”, afirma Walderiza.

Na capital, sete unidades de saúde municipais já oferecem, gratuitamente, o teste para a população. São duas unidades por distrito de saúde. A FUHAM chega para completar o atendimento na zona Sul de Manaus, junto da UBS Lúcio Flávio, localizada no bairro Betânia. A aplicação do teste rápido na FUHAM está sendo acompanhada pela equipe do Núcleo de Controle da Hanseníase, da Secretaria Municipal de saúde de Manaus (Semsa).

O empresário André Beviláqua foi o primeiro a fazer o teste rápido de hanseníase na FUHAM. Ele tem contato com familiar em tratamento. “O meu pai foi diagnosticado, no Ceará, com hanseníase, e trouxemos ele para fazer o tratamento aqui em Manaus. Vim pegar o medicamento dele e eu aproveitei para fazer o teste também”, declarou André.

Atendimento no interior

Em todo o Amazonas, municípios que tenham apresentado casos positivos de hanseníase estão recebendo o material do teste, distribuído pela coordenação estadual do Programa Estadual de Controle de Hanseníase, que funciona na FUHAM. Até agora, além de Manaus, os municípios que já estão aptos a oferecer o teste são: Amaturá, Autazes, Beruri, Boca do Acre, Carauari, Coari, Codajás, Eirunepé, Humaitá, Iranduba, Itacoatiara, Lábrea, Manacapuru, Manicoré, Maraã, Maués, Parintins, Presidente Figueiredo, Santa Isabel do Rio Negro, Tapauá, Tefé e Uarini.

Atendimento na capital

Veja quais unidades de saúde, em Manaus, oferecem o teste rápido para hanseníase. A FUHAM completa a lista de unidades localizadas no Distrito Sul, junto com a UBS Lúcio Flávio.

O post Fundação Alfredo da Matta iniciou a testagem rápida de Hanseníase apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

  

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Termos encontrados Amaturá, Autazes, Beruri, Boca do Acre, Carauari, Coari, Codajás, Eirunepé, Governo do Estado do Amazonas, Humaitá, Iranduba, Itacoatiara, Lábrea, Manacapuru, Manaus, Manicoré, Maraã, Maués, Parintins, Presidente Figueiredo, Santa Isabel do Rio Negro, Tapauá, Tefé, Uarini
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

Governo do Amazonas

Sedecti reúne plataformas e projetos para atrair investimentos e planejar o desenvolvimento durante a ExpoPIM 4.0 em Manaus

18/03/2026
Governo do Amazonas

Adoção responsável e vacinação viral no Shopping Ponta Negra mobilizam Sepet e público em Manaus

18/03/2026
Governo do Amazonas

Idam completa 30 anos com atuação em assistência técnica e extensão rural no Amazonas

18/03/2026
Governo do Amazonas

Sine Amazonas divulga 181 vagas de emprego com atendimento presencial na Galeria+ e agências do estado

18/03/2026
Governo do Amazonas

Núcleo de Inteligência em Segurança Escolar promove ação com cães terapeutas para discutir bullying em Manaus

18/03/2026
Governo do Amazonas

Ipaam apresenta Instrução Normativa 001/2026 sobre renovação automática da licença ambiental para indústrias com SGA

18/03/2026
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus