A Operação tem como base estudos realizados semanalmente pela SSP-AM, por meio do Centro Integrado de Estatística de Segurança Pública (Ciesp)
Com o objetivo de abranger todas as zonas da capital amazonense, a Operação Impacto, da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), foi deflagrada na noite de terça-feira (09/01), na zona sul de Manaus. O trabalho integrado contou com servidores da SSP, Polícia Militar do Amazonas (PMAM) e do Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM).
O secretário de Segurança Pública, coronel Vinicius Almeida, ressaltou que a operação irá atuar conforme os dados levantados pela SSP-AM, por meio do Centro Integrado de Estatística de Segurança Pública (Ciesp).
“Conforme foi dito, a Operação Impacto irá atingir Manaus inteira. Hoje, nós estamos trabalhando na zona sul, a operação já passou pela zona leste, zona norte e nós vamos continuar de modo a atingir toda a cidade. Como já foi falado, também, a operação não tem tempo para acabar, pode ser dia ou a noite e objetivo é cada vez levar mais segurança para o povo do Amazonas que é essa a determinação do governador Wilson Lima”, disse.
Durante a ação, que aconteceu na avenida André Araújo, mais de 370 veículos foram abordados, gerando um total de 38 autuações.
Polícia Militar
Uma das etapas da Operação Impacto é a realização de incursões e abordagens em becos e vielas. O comandante da 3° Companhia Interativa Comunitária (CICOM), capitão Laio Pontes, explicou a atuação da equipe na zona sul.
“As equipes da 3° Cicom realizaram uma incursão que é o desdobramento da operação Impacto. Após a barreira que foi fixada em frente ao CICC, foram realizadas ações no bairro Japiim, para coibir o tráfico de drogas e o uso de armas de fogo. Além do Japiim, também foi feito incursão nos bairros de São Sebastião, Raiz e Petropólis”, explicou.