Com a ideia de criar um mês dedicado à causa autista na capital, foi deliberado, nesta quarta-feira (06/12), na Câmara Municipal de Manaus (CMM), o Projeto de Lei nº 255/2023, de autoria do vereador Peixoto (Agir). O “Abril Azulado” tem como proposta a promoção de ações de conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA).
O projeto recebeu o parecer favorável da 3ª Comissão de Finanças, Econômica e Orçamento (CFEO) e tramitou, mais uma vez, no plenário Adriano Jorge. Com a deliberação, a proposta segue para apreciação da 23ª Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência.
Para o autor do PL, o objetivo é instituir um mês de ações visando debater sobre o assunto com a população, além de promover atividades de valorização de crianças autistas com os pais.
“O dia 2 de abril é uma data de celebração mundial para a conscientização do autismo, mas entendo que é necessário ampliar as discussões e ter ações mais efetivas. Apresentei esse projeto para que a nossa cidade reconheça e valorize todos com o espectro autista”, explicou Peixoto.
Proposta – A proposta apresentada por Peixoto aponta que caberá ao Poder Executivo realizar as ações, através de suas secretarias, para a ampliação dos conhecimentos sobre o autismo, assim como promover a inclusão social e combater o preconceito.
Como complemento, o texto também traz a promoção de iluminação ou decoração especiais de espaços públicos com a cor azul, ficando permitida a cooperação de entidades privadas ou civis.
Texto: Assessoria de Comunicação do Vereador
Fotos: Emerson Olliver
Projeto que cria o ‘Abril Azulado’ para conscientização sobre o autismo avança na CMM Câmara Municipal de Manaus.