A Escola do Legislativo Senador José Lindoso da Assembleia Legislativa do Amazonas ( Aleam) celebrou, nesta quarta-feira (29), os 18 anos de existência com evento comemorativo, que reuniu no Auditório Senador João Bosco, servidores, convidados e ex-diretores.
O presidente da Aleam, deputado Roberto Cidade (UB), parabenizou os 18 anos da Escola do Legislativo e enfatizou que o trabalho realizado é fundamental. “Os programas da escola, apesar da logística que enfrentamos no Amazonas, chegam à capital e ao interior do estado, o que nos enche de orgulho. Fazem toda diferença na vida de muitas pessoas. Parabenizo os servidores da Casa, que tanto se empenham e reafirmo o compromisso de dar todo apoio ao trabalho realizado”, afirmou Cidade.
Durante seu discurso, o diretor da Escola, Jander Lasmar, enfatizou a satisfação de estar à frente da Escola, neste momento, e ressaltou a importância de não interromper o trabalho desenvolvido.
“É uma grande satisfação dar continuidade ao trabalho que foi iniciado lá atrás, por outros diretores. A importância de ver a Escola chegar aos 18 anos, com o nível que conseguiu, que transpôs os limites do parlamento chegando ao interior e alcançando notoriedade nacional com a conquista de prêmios nacionais, torna este momento satisfatório”, afirmou.
Lasmar apontou ainda, os números positivos da Escola, ao longo da existência. Ele citou os 300 mil alunos atingidos com o programa “Parlamento Jovem”, em 15 anos; as 17 mil pessoas alcançadas pelo programa “Educando pelo Amazonas”, em 17 municípios, e o “Educando pela Cultura”, que abrangeu até hoje, quatro mil pessoas.
A deputada jovem da 15ª edição do “Parlamento Jovem”, Ruth Bastos, falou da experiência no programa. “Minha vida se divide em antes e depois do Parlamento Jovem porque, o que a gente aprende é que além dos direitos, nós cidadãos temos deveres também e que uma sociedade que se exime de seus deveres tem seus direitos retirados”, declarou.
Continuidade do trabalho
Na oportunidade, foram entregues placas de homenagem aos ex-diretores em reconhecimento e agradecimento pela contribuição ao parlamento. Participaram do evento, os ex-diretores João Paulo Jacob, Geanne Valente e Jaqueline Ferretti, primeira diretora da Escola do Legislativo, no período de 2005 a 2017.
Jaqueline Ferretti falou sobre a satisfação de ver a continuidade do trabalho iniciado por ela, que prosseguiu sendo realizado pelos mesmos servidores do início.
“É bom ver servidores que ainda estão, desde os primeiros anos da Escola. É uma equipe maravilhosa que trabalha, há tantos anos, com os mesmos pensamentos de melhoria e engrandecimento humano,”, destacou.
Durante a comemoração também foi lançado o projeto “Cidadão de Berço” da Gerência de Educação Cidadã, com a apresentação dos alunos do 2º ano do ensino fundamental da Escola Municipal Sebastião Augusto Carneiro Filho.
Criação
A Escola do Legislativo foi criada pela Resolução Legislativa nº 379, de 29/11/2005 com a finalidade de promover a capacitação de servidores públicos do Estado, na gestão do então presidente, deputado Belarmino Lins com o objetivo de oferecer capacitação técnico-profissional aos servidores e incentivar à reflexão, produção e disseminação de conhecimentos sobre as práticas legislativas, colaborando à interação entre a Assembleia Legislativa e os variados segmentos da sociedade.