Os estudantes da EE Brigadeiro Camarão encenaram o espetáculo “Amazonas – Causos, Lendas e Costumes da Nossa Gente”
O palco do Teatro Amazonas recebeu a apresentação do espetáculo “Amazonas – Causos, Lendas e Costumes da Nossa Gente”, encenado pelo Grupo Teatral “Criando Cenas”, composto por estudantes da Escola Estadual (EE) Brigadeiro Camarão, localizada na zona sul de Manaus. A peça retrata a vivência ribeirinha e a cultura indígena e faz uma releitura das principais lendas amazônicas, além de retratar causos amazonenses famosos como “O Fantasma do Tropical Hotel”.
A iniciativa é fruto de um projeto socioeducativo, que une 68 alunos da rede pública de ensino a profissionais culturais atuantes no cenário local; e permite a manifestação e experimentação artística da juventude da comunidade São Lázaro, na zona sul.
De acordo com o professor Onisson Lopes, atualmente, o projeto é composto por jovens que participam, durante todo o ano, de atividades que focam no desenvolvimento corporal, na dicção, interpretação, de expressividade facial e corporal dos atores.
“Eu desenvolvo atividades artísticas nas escolas da rede estadual há muito tempo. São centenas de jovens atendidos por esse projeto. Jovens que, hoje, atuam no teatro regional e até nacional. Com isso, busco conciliar as minhas duas formações, a artística e a docente”, contou o professor.
A estudante Laís Martins Gama, da 2ª série, tem duas cenas na peça teatral e contou sobre a preparação até a chegada aos palcos.
“O processo foi um pouco desafiador, mas sempre realizamos tudo com muita alegria. Estou muito satisfeita com o resultado e acredito que fizemos um espetáculo maravilhoso”, enfatizou a jovem.
E Sofia Silva, da 3ª série, pontua a importância da linguagem teatral durante a preparação. A estudante destacou, ainda, a oportunidade de representar a vivência ribeirinha e a cultura local.
“É muito cativante você interpretar uma cena que fala sobre os ribeirinhos e as dificuldades que nós amazonenses vivemos aqui, como por exemplo, em relação às queimadas. Estou muito feliz e muito orgulhosa por estar apresentando essa peça com os meus colegas”, finalizou a estudante.