A ação faz parte do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), do Governo Federal, coordenado no Amazonas pela Sepror
O Governo do Amazonas realizou, nesta terça-feira (14/11), a compra com doação simultânea, de aproximadamente de 50 toneladas de produtos da agricultura familiar dos municípios de Iranduba, Itacoatiara (a 27 e 176 quilômetros da Capital), e da zona rural de Manaus. A ação faz parte do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), do Governo Federal, executado pela Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror).
As entregas dos produtos ocorreram na praça de alimentação do Dom Pedro, situado na rua José Bonifácio, zona centro-oeste de Manaus, onde funciona a Feira da Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS). Ao todo, foram beneficiados 33 agricultores familiares, no valor total de investimento de R$ 166,6 mil em recursos.
De acordo com o coordenador do PAA no Amazonas, Juliano Osawa, as entregas ocorreram com doação simultânea, distribuídas para entidades socioassistenciais, garantindo a segurança alimentar das pessoas beneficiadas.
“Estamos iniciando a execução do PAA aqui em Manaus, recebendo produtos também de Iranduba e Itacoatiara. Toda semana vão ocorrer duas entregas, às terças e quintas-feiras, atendendo 15 entidades cada dia, sendo no total 60 entidades cadastradas em Manaus”, relata Juliano.
Entre os produtos estão: melancia, milho verde, pepino, couve, pimentão, espinafre, macaxeira, rúcula, mamão havaí, feijão de metro, abóbora de leite e banana prata.
Um dos agricultores familiares beneficiados, da zona rural de Manaus, Marcos Roberto Magalhães, que participa do PAA, desde 2010, ressalta a importância em vender seus produtos com um valor justo ao Governo do Amazonas, tirando da mão do atravessador.
“Isso ajuda muito na renda da gente que somos da agricultura familiar. Nós plantamos e temos para onde vender por um preço justo graças ao PAA, tirando da mão do atravessador, que muitas das vezes coloca um valor baixo. Esse programa é maravilhoso e muito importante para nós produtores”, ressalta Marcos.
Nesta primeira entrega em Manaus, foram atendidas 15 entidades socioassistenciais. Somente na Capital estão cadastradas 60 entidades que receberão alimentos do PAA, dos municípios da região metropolitana de Manaus.
“É muito importante essa doação para a nossa comunidade. Não é a primeira vez que nós estamos recebendo. Nós agradecemos muito ao Governo do Estado. A Sepror, que não mede esforços para ajudar a comunidade, eu fico muito orgulhosa de hoje fazer parte dessa ação. Atualmente somos 240 mães beneficiadas”, agradece a presidente do Clube de Mães Dr. Mário Cunha, Rosa Maia, uma das entidades beneficiadas.
PAA Amazonas
Coordenado pela Sepror, neste biênio 23/24, o programa conta com 1.103 agricultores cadastrados que têm seus produtos comprados pelo PAA, e 155 entidades da rede socioassistencial cadastradas no programa que recebem esses alimentos, em 56 municípios do Amazonas. No total, estão sendo investidos mais de R$ 8,1 milhões na compra de produtos oriundos da agricultura familiar.
As atividades já iniciaram em 27 municípios, com o apoio do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável (Idam), da Agência de Desenvolvimento Sustentável (ADS), e das prefeituras locais.