Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Executivo
  • Legislativo
  • Judiciário
Reading: Governo do Amazonas e TJAM  firmam parceria para levar o programa ‘Justiça Restaurativa’ para unidades do sistema socioeducativo
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Governo do Amazonas

Governo do Amazonas e TJAM  firmam parceria para levar o programa ‘Justiça Restaurativa’ para unidades do sistema socioeducativo

15/09/2023
Compartilhar

 O programa será implantado nos cinco centros socioeducativos 

FOTOS: Lincoln Ferreira/SEJUSC

O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de justiça, direitos humanos e Cidadania (SEJUSC) e o Tribunal de justiça do Amazonas (TJAM) assinaram, na quinta-feira (14/09), um acordo de cooperação técnica por meio do qual, conjuntamente, providenciarão o desenvolvimento do programa “justiça Restaurativa” em unidades do sistema socioeducativo da comarca de Manaus. 

Já aplicado em escolas do Amazonas, o “justiça Restaurativa” consiste em uma técnica de solução de conflitos que, prezando pela cultura de paz, prima pela criatividade e sensibilidade na escuta das vítimas e dos ofensores.

O acordo de cooperação técnica foi assinado pela presidente do TJAM, desembargadora Nélia Caminha Jorge e pela titular da SEJUSC, Jussara Pedrosa da Costa em solenidade que contou, também, com a presença do titular da Vara de execução de Medidas Socioeducativas (Vems) e coordenador da Central de justiça Restaurativa (CJR/TJAM), juiz Luís Cláudio Chaves e da secretária Executiva da SEJUSC, Rosalina Lôbo.

O acordo assinado garantirá a instalação de núcleos de “justiça Restaurativa” em cinco unidades estaduais de atendimento, sendo elas, os centro socioeducativos Senador Raimundo Parente; Dagmar Feitosa; Semiliberdade Masculino; o Centro de Internação Feminina e a Unidade de Internação Provisória Masculino. 

Também está prevista a instalação de um núcleo descentralizado no Departamento de Atendimento Socioeducativo (Dase). 

Conforme o acordo de cooperação, as instituições parceiras – TJAM e SEJUSC – desenvolverão parceria no sentido de fornecer materiais necessários ao funcionamento da estrutura das salas de círculos restaurativos e atuarão de forma conjunta para oferecer práticas restaurativas aos socioeducandos, seus familiares e comunidades atingidas pelos atos infracionais. 

O juiz titular da Vara de execução de Medidas Socioeducativas (Vems), Luís Cláudio Cabral Chaves, na solenidade de assinatura, reafirmou a importância do programa “justiça Restaurativa” que chega, agora, ao sistema socioeducativo. 

“Esta iniciativa é fundamental para que sejam  implementadas as chamadas práticas restaurativas, por meio das quais, instruímos a sociedade para que conflitos possam ser resolvidos por meio do diálogo e da cultura de paz”, afirmou o magistrado. 

Sobre a realidade regional do sistema socioeducativo, o juiz Luís Cláudio Chaves informou que “o Amazonas é o estado que tem o menor índice de ocupação no sistema socioeducativo e que apresenta o menor índice de reincidência, com apenas 6% dos adolescentes que cumprem medida no meio fechado no estado voltando a cumprir outra medida”, disse. 

Na oportunidade, a titular da SEJUSC, Jussara Pedrosa enalteceu a parceria colaborativa entre os Poderes e afirmou que, a partir da UNIÃO e do engajamento, a sociedade será a grande beneficiada, sobretudo com a redução da incidência de crimes cometidos. 

“É de suma importância, considerando que nós estamos mais próximos ainda do Tribunal de justiça e que nós teremos ainda muito menos incidências. Isso é uma prática do sistema da SEJUSC, toda REDE de proteção está engajada nisso, então o estado, tanto como o executivo com o judiciário só tem a ganhar” destacou a secretária. 

justiça Restaurativa

De acordo com o Conselho Nacional de justiça (CNJ), a “justiça Restaurativa” é um conjunto ordenado e sistêmico de princípios, métodos, técnicas e atividades próprias, que visa à conscientização sobre os fatores relacionais, institucionais e sociais motivadores de conflitos e violência, e por meio do qual os conflitos que geram dano, concreto ou abstrato são solucionados de modo estruturado.

A Política Pública Nacional de justiça Restaurativa no âmbito do Poder Judiciário está delineada na Resolução nº 225/2016 do CNJ.

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
A notícia foi escrita e distribuída pela Secretaria de Comunicação do Governo do Estado do Amazonas (SECOM). Todas as imagens utilizadas nesta matéria também foram fornecidas pela SECOM.
Termos encontrados Agência Amazonas, Amazonas, Governo do Amazonas, Manaus, SECOM, Violência
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

Governo do Amazonas

RecuperaFone: Mais de 800 celulares aguardam pelos donos em mutirão da SSP-AM

28/08/2025
Governo do Amazonas

Agosto Lilás: FVS-RCP destaca aumento nas notificações e fortalecimento da rede de proteção às mulheres no Amazonas

28/08/2025
Governo do Amazonas

Prosamin+: Governo do Amazonas reassenta mais 26 famílias da comunidade da Sharp, na zona leste de Manaus

28/08/2025
Governo do Amazonas

Festival de Cirandas 2025: Rodovia AM-070 oferece trajeto curto e eficiente para turistas e a população durante o evento

28/08/2025
Governo do Amazonas

Cigás avança com obras do Gasoduto UTE Manaus 1 e adota medidas para minimizar impactos

28/08/2025
Governo do Amazonas

Festival de Ciranda de Manacapuru: Pela primeira vez, evento terá atração nacional e shows regionais

28/08/2025
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus