O evento abordou os 10 anos de pesquisas e transferência de tecnologia para o cultivo de café clonal no Amazonas
O Governo do Amazonas, representado pelo secretário de Estado de Produção Rural (Sepror), Daniel Borges, participou, nesta quinta-feira (14/09), do Workshop da Cafeicultura: avanços e perspectivas, realizado no auditório Samaúma da Universidade Federal do Amazonas, bairro Coroado 1.
O evento é uma realização da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal (Idam) e Sepror.
De acordo com o titular da Sepror, Daniel Borges, o Governo do Estado vem incentivando a cultura do café por meio da entrega de mudas para os municípios que possuem potencial produtivo nessa cadeia que está em ascensão no Amazonas.
“Neste ano, tivemos também o Dia de Campo da cultura do café, promovido pelo Idam, com a ideia de difundir e transferir as experiências e pesquisas que estão sendo aplicadas pela Ufam e Embrapa. O Sistema Sepror busca facilitar também o acesso ao crédito rural para os produtores que desejam desenvolver ou iniciar a produção de café no Amazonas”, diz Daniel.
Com a participação de mais de 70 pessoas do Amazonas, Roraima e Rondônia, o objetivo do Workshop foi realizar um balanço dos principais avanços e das perspectivas de desenvolvimento da cafeicultura no Amazonas, que em 2023 completa 10 anos do início dos trabalhos de pesquisa, transferência de tecnologia, assistência técnica e fomento para o cultivo do café clonal no estado.
“Nesses 10 anos da cultura do café, o Estado vem trabalhando com os demais parceiros para alavancar a produção na região. São mais de 500 famílias que hoje vivem da agricultura familiar, trabalhando com o café no Amazonas. O Idam possui projetos prioritários para fortalecer o setor primário, e dentro deles está inserido o café, que serve para desenvolver geração de renda no interior”, ressalta o diretor de Assistência Técnica e Extensão Rural do Idam, Radson Alves.
Apoio
O Sistema Sepror (ADS, Adaf e Idam) vem realizando ações para desenvolver a produção de café, como o acesso aos programas Procalcário e Promecanização, que têm a finalidade de correção do solo e mecanização de áreas degradadas, além de promover cursos de capacitação, Dias de Campo, assistência técnica e entregas de mudas.
Em 2022 e 2023, foram entregues mais 1.381 kits de café, totalizando 41.430 mudas. Cada kit é composto por 30 mudas de café Robustas Amazônicos.