Evento foi organizado pelo Ministério das Relações Exteriores para discutir temas pertinentes a região, como a preservação da Amazônia
O Governo do Estado, através da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), participou, nesta terça-feira (15/08), da Conferência da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA), organizado pelo Ministério das Relações Exteriores (MRE), em colaboração com o Instituto Barão do Rio Branco, no auditório da Sicoob Uni/AM.
A OTCA é uma organização intergovernamental, formada por oito países amazônicos: Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela, que assinaram o Tratado de Cooperação Amazônica (TCA), tornando-se o único bloco socioambiental da América Latina.
O evento abordou diversos temas pertinentes a região como: Panorama do Cooperativismo no Amazonas, Atuação do Sicoob Uni/AM no Estado, além da apresentação da Cooperativa Extrativista do Mapiá e Médio Purus (Cooperar), oferecendo insights sobre a importância das cooperativas na promoção de atividades sustentáveis.
O presidente da Organização das Cooperativas do Brasil (OCB/AM), José Merched Chaar, deu as boas-vindas aos participantes e destacou números do cooperativismo no Amazonas. Ele ressaltou o papel das cooperativas na economia local, enfatizando sua contribuição para o desenvolvimento sustentável da região.
Chaar apresentou dados revelando aumento significativo no número de cooperativas nos últimos anos, evidenciando a importância do setor para a geração de empregos e fortalecimento da comunidade. Sua fala destacou a necessidade de apoio contínuo ao cooperativismo como parte integral do progresso estadual.
O titular da Secretaria Executiva Adjunta de Política, Agrícola, Pecuária e Florestal do Amazonas (Seapaf), Airton Schneider, representando o titular da Sepror, Petrucio Magalhães Júnior, enfatizou o compromisso contínuo do governo em promover a cooperação internacional e a conservação ambiental na Amazônia, participando ativamente das discussões e iniciativas voltadas para a preservação e a promoção do desenvolvimento sustentável na região.
Airton Schneider ressaltou a importância da colaboração regional para enfrentar os desafios ambientais e sociais da região, bem como fortalecer as relações diplomáticas entre os países membros da OTCA na busca por soluções conjuntas para os desafios amazônicos.
Após as sessões matinais, a Conferência prosseguiu com uma visita à Cooperativa de Fruticultura dos Agricultores do Município de Manacapuru (COOPFAMMA), destacando a importância do setor agrícola para a região.
A programação permitiu aos diplomatas brasileiros em formação, intercambistas estrangeiros e representantes da OTCA mergulhar na rica cultura e na dinâmica socioeconômica da região amazônica.
O Ministério das Relações Exteriores, representado pelo coordenador-geral de Ensino do Instituto Rio Branco, Paulo Rocha Cypriano, expressou sua gratidão à OCB/AM, ao Sicoob Uni/AM e a todas as entidades envolvidas por proporcionarem uma experiência enriquecedora e colaborativa. A visita destacou a importância da cooperação internacional e do intercâmbio cultural para um entendimento mais profundo das questões globais.
Participaram também do evento Marcos Moisés de Oliveira, diretor da Sicoob/Uni/Am; Paulo Rocha Cypriano, coordenador-geral de Ensino do Instituto Rio Branco; Reiko Nakamura, consulesa geral adjunta do Japão; Asdrubal Francisco Epaminondas de Melo, presidente do Sicoob/Uni/Am, além de trinta e oito diplomatas brasileiros em formação, sete intercambistas estrangeiros e nove representantes de países membros da OTCA.