As ações nos centros visam enfatizar o fim da violência contra a mulher e orientar sobre os canais de apoio
Os Centros Estaduais de Convivência da Família e do Idoso realizam, nesta semana, diversas atividades envolvendo a campanha Agosto Lilás, mês de conscientização pelo fim da violência contra a mulher. Nesta segunda-feira (07/08), dia em que se comemora 17 anos da Lei Maria da Penha, o Centro de Convivência da Família André Araújo, localizado no bairro Raiz, zona sul de Manaus, promoveu uma roda de conversa sobre o tema.
Na ocasião, os integrantes dos grupos de convivência discutiram sobre a Lei Maria da Penha, com abordagem sobre os tipos de violência, além de orientações sobre as redes de apoio à mulher, em Manaus.
A assistente social Jane Olímpio, que ministrou a palestra nesta segunda-feira, no CECF André Araújo, destacou a importância de discutir o tema e tratar da proteção às mulheres.
“Essa palestra é de suma importância para que a mulher saiba de todos os seus direitos, para que não se deixe violentar. É importante porque a gente aborda todos os tipos de violência e, com isso, com certeza algumas vão identificar qual violência pode estar sofrendo. Também alertamos que qualquer tipo de violência deve ser denunciado!”, disse Jane.
Segundo a diretora do centro, Leila Gazel, o assunto se torna mais relevante ainda quando 90% do público que frequenta o espaço são mulheres.
“O tema é de extrema importância, já que 90% dos nossos usuários são mulheres. Nós fizemos uma abertura da campanha com o slogan “O Silêncio Mata”, para enfatizar a prevenção da violência contra mulheres que sofrem caladas, que sofrem sem saber. Nós esclarecemos os tipos de violência para que elas consigam entender que é violência e onde buscar ajuda”, destacou Leila.
Os sete Centros de Convivência da Família e do Idoso são administrados pela Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas) e além do CECF André Araújo, outros três realizaram atividades sobre o tema, nesta segunda.
O CECF Padre Pedro Vignola, na Cidade Nova, realiza abordagem social sobre o fim da violência contra a mulher; já o centro Teonízia Lobo, no Mutirão, realiza, ao longo do dia, aulão de ritmos, palestras e distribuição de informativos sobre o tema. Além disso, o Centro de Convivência do Idoso (Ceci Aparecida), também realiza sensibilização e apresentação para divulgar a Lei Maria da Penha.
Ainda haverá, nesta semana, outras duas atividades envolvendo o tema. Uma acontecerá nesta terça-feira (08/08), no CECF Miranda Leão, na Alvorada, que será palestra sobre a Lei Maria da Penha, às 9h.
A outra ação será realizada, também na terça-feira, pelo Ceci Aparecida na Feira da Aparecida, das 9h às 16h, com abordagem social de sensibilização para a importância da disseminação da Lei Maria da Penha.
Agosto Lilás – Lei Maria da Penha
O mês de agosto é dedicado à conscientização pelo fim da violência contra a mulher através da campanha Agosto Lilás, que busca chamar a atenção da sociedade para o tema. A campanha foi criada em referência à Lei Maria da Penha, que em 2023 completa 17 anos, e surgiu para amparar mulheres vítimas de vários tipos de violência como física, sexual, psicológica, moral e patrimonial.