A ação ocorreu entre a noite de sexta-feira (04/08) e madrugada deste domingo (06/08)
Entre a noite de sexta-feira (04/08) e a madrugada deste domingo (06/08), a Central Integrada de Fiscalização (CIF) visitou 21 estabelecimentos comerciais, entre bares, casas de show e restaurantes, nas zonas norte, sul, centro-sul, oeste e área Central de Manaus. Ao todo, foram aplicadas 11 autuações/notificações e 26 condutores de veículos foram autuados por infrações de trânsito. Um dos alvos, no Centro, teve a cozinha interditada por agentes da Fundação de Vigilância em Saúde Dra. Rosimary Costa Pinto (FVS-RCP), por manuseio e conservação de produtos vencidos impróprios para o consumo humano.
Durante as duas ações, participaram agentes da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-AM), Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), Polícia Militar (PMAM), Corpo de Bombeiros (CBMAM), Juizado da Infância e Juventude Infracional (Juji), Guarda Civil Municipal, Secretarias de Estado de Assistência Social (Seas), de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), Fundação de Vigilância em Saúde e Amazonas Energia.
Ainda na noite de sexta-feira, 11 locais foram fiscalizados, dos quais sete foram notificados ou autuados e outro foi interditado. Já no sábado e madrugada de domingo, outros 10 estabelecimentos foram inspecionados pelos órgãos fiscalizadores, e quatro foram autuados.
A maioria das autuações foi aplicada por agentes da Semmas, Implurb, e CBMAM, Jiji e Amazonas Energia, que encontraram os locais sem documentação exigida pelos órgãos para o funcionamento e obstrução do espaço público, desvio de energia elétrica e pela venda de bebida alcoólica para menor de idade. Além disso, durante as fiscalizações, fiscais sanitários da FVS identificaram nesses estabelecimentos a condição dos alimentos vendidos aos clientes. E um deles, no Centro de Manaus, foram encontrados alimentos acondicionados de forma incorreta e alimentos vencidos guardados junto com outros alimentos dentro do prazo de validade.
A fiscal sanitária da FVS, Saulyane Nascimento, informou que o órgão sempre tem participado das fiscalizações, onde desempenham ações educativas e também repressivas. O objetivo, conforme explicou, é acompanhar a qualidade dos alimentos que são fornecidos nesses bares, restaurantes e casas de shows. “A gente passa orientação, autua como fiscalização e descartamos esses alimentos para que não sejam utilizados novamente e orientamos para que não voltem a reincidir”, destacou a fiscal.
Infrações de trânsito
Durante as fiscalizações, os agentes do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) autuaram ou notificaram 26 condutores de veículos. Dentre as infrações foram identificados motoristas estacionados em lugares proibidos e o por condução após ingestão de bebidas alcoólicas.