Em parceria com o Cetam, os alunos estudaram durante 1 ano e meio e ao final produziram uma interface eletrônica
A equipe pedagógica da Escola Estadual Inspetora Dulcinéia Varela Moura, localizada na zona Norte de Manaus, realizou o encerramento do curso técnico de Desenvolvimento de Sistemas que faz parte do projeto prioritário “Da Escola para o Trabalho”, uma das ações do programa Educa+Amazonas, nesta sexta-feira (04/08).
Em parceria com o Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), o curso é voltado para os estudantes da 2ª e 3ª série do Ensino Médio, e busca prepará-los para o mercado de trabalho.
O coordenador do projeto “Da Escola para o Trabalho” e membro da coordenação do Ensino Médio, do Departamento de Políticas e Programas Educacionais (Deppe), da Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar, Allyson Lopes, falou sobre o impacto do projeto e do objetivo de transformar os jovens estudantes em grandes profissionais, preparados para o mercado de trabalho.
“Estamos aqui para ver a mudança que aconteceu com eles durante o curso, entraram como adolescentes que não sabiam exatamente o que queriam e hoje nós entregamos para a sociedade profissionais e técnicos que saem da escola com uma profissão, prontos para entrar no mercado de trabalho.”
O curso
O curso iniciou com o processo de seleção realizado em março de 2022, quando foram verificados os estudantes que se interessavam pela área de tecnologia da informação e, assim, foram matriculados. Com uma carga horária de 1200 horas, os estudantes iam para o curso no contraturno do ensino regular deles, ou seja, eles estudavam pela manhã e iam para o curso técnico à tarde.
O curso teve a duração de 1 ano e meio, e ao final dele os estudantes apresentaram um trabalho de conclusão de curso técnico, desenvolvido em equipe, composto pelo trabalho escrito e pela produção de uma interface eletrônica, que poderia ser um site, um jogo ou uma plataforma.
O professor responsável pela turma, Antônio Teixeira, explicou que os estudantes seguiram firmes no curso e a apresentação da conclusão é apenas uma fração de todo o trabalho e dedicação dos alunos.
“É um prazer ter participado com essa turma. Eles conseguiram alcançar um desenvolvimento muito grande relacionado a quem eles eram antes do curso e quem são hoje depois dele. Hoje, estamos fazendo uma pequena mostra do que eles são capazes de fazer,” explicou o professor.
Dedicação e Perseverança
Com uma carga horária extensa e o curso sendo lecionado no contraturno, os estudantes se empenharam e dedicaram para seguir em frente e concluir o curso. Uma delas foi a aluna Cassia Bezerra, de 17 anos.
Cassia contou que foi um desafio, mas não desistiu e com o apoio do professor, dos coordenadores e de profissionais da Secretaria de Educação ela conseguiu produzir o trabalho dela de conclusão, que foi o site Cultura Amazonas.
“Antes de começar esse curso, eu não tinha noção do que era ser uma profissional, eu não tinha base para ser uma boa profissional. Depois desse curso, eu aprendi que eu tenho capacidade e capacidade de desenvolver coisas grandes. O projeto era em grupo mas devido a problemas pessoais não pude, então eu comecei a criar sozinha, fiz o documento, a interface e preparei a apresentação. Foi uma época muito complicada, mas muitas pessoas me ajudaramo”, contou a aluna.