Com a participação de pacientes e colaboradores, o evento destacou a importância do exercício físico para uma vida mais saudável
Nesta sexta-feira (04/08), na Vila Olímpica de Manaus, o Programa RespirAR, coordenado pela Secretaria de Estado do Desporto e Lazer (Sedel), realizou uma ação em alusão ao Dia Nacional da Saúde, celebrado neste sábado (05/08). O evento teve o objetivo de destacar a importância da prática de atividade física como um estilo de vida mais saudável.
”Hoje, em alusão ao Dia Nacional da Saúde, destacamos os benéficos da atividade física, entre eles o condicionamento físico, a melhora da respiração e desenvolvimento dos músculos”, disse Rebeca do Nascimento, enfermeira do núcleo do RespirAR na Vila Olímpica de Manaus. “Antes de iniciar qualquer atividade física é importante que o paciente seja avaliado e acompanhado por um profissional para que evite a piora da sua patologia”, ressaltou.
Entre colaboradores e pacientes do Programa RespirAR, cerca de 100 pessoas participaram da açãoe. Além de orientação sobre os cuidados com a saúde, o evento contou com atividades de alongamento, caminhada na pista de atletismo e aulão de ritmos.
Um dos participantes da ação foi o motorista Antônio Carlos Gomes, 59 anos, que foi reabilitado pelo Programa RespirAR, ao ter fraturado o tornozelo em um acidente de moto. Após passar por cinco meses de fisioterapia, ele agora está engajado na prática de atividades físicas, incluindo a corrida.
“Graças a Deus já estou andando, já corri 5 km. O governador Wilson Lima tem ajudado muito o lado esportivo e recreativo, espero que ele continue fazendo isso porque a comunidade precisa, o RespirAR é muito bom”, disse Antônio Carlos, que agora almeja chegar aos 10 km.
Outra paciente do programa que participou da ação alusiva ao Dia da Saúde foi a Rosineide Marques, de 59 anos, ela realizou 20 sessões de fisioterapia no RespirAR e atualmente está participando da fase de atividades físicas. “O Programa RespirAR me mostrou que apesar de algumas lesões na coluna, hoje estou mais fortalecida. Fazendo os exercícios corretamente eu posso realizar atividades de forma moderada”, declarou a paciente que tinha medo de fazer alguns exercícios.