Ação tem como público-alvo técnicos supervisores do programa nos municípios do Amazonas
O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas), iniciou, nesta terça-feira (01/08), o programa de capacitação “Guia para Visita Domiciliar”, organizado pela Coordenação Estadual do Programa Criança Feliz. O curso, que acontece na sede da Seas, tem duração de quatro dias, seguindo até a próxima sexta-feira (04/08).
Em alusão ao mês da Primeira Infância, celebrado em agosto, a capacitação tem como público-alvo técnicos supervisores do programa nos municípios do Amazonas.
De acordo com a coordenadora do programa Criança Feliz, Camila Parkei, o “Guia para Visita Domiciliar” visa melhorar as visitas domiciliares e atualizar os supervisores municipais sobre a política da primeira infância.
“O objetivo da capacitação é aprimorar as visitas domiciliares realizadas pelas equipes municipais às famílias beneficiárias do programa Criança Feliz. Um dos pilares do programa é a educação permanente, entendemos a necessidade dos supervisores estarem sempre sendo capacitados para estarem atualizados sobre a política da primeira infância”, afirmou Camila.
A programação do programa de capacitação envolve palestras ministradas por representantes do Departamento de Proteção Social Básica (DPSB); Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), Fundação Amazonas Sustentável (FAS); além das Secretarias Estaduais de Educação; Esporte; Justiça e Direitos Humanos; e Cultura.
“O programa é intersetorial porque criança não é só social, criança é sujeito de direitos conforme as legislações vigentes, então as demais secretarias se fazem presentes para somar e discutir sobre os direitos das crianças em cada pasta e o que cada secretaria tem oferecido às crianças na primeira infância”, destacou Camila Parkei.
Primeira Infância
Agosto foi instituído como o mês da Primeira Infância em julho deste ano, conforme a Lei nº 14.617 publicada no Diário Oficial da União. A medida visa promover ações de conscientização sobre a importância da atenção integral às gestantes e às crianças de até 6 anos de idade e a suas famílias.