Entre os benefícios estão kit feira, sementes e crédito rural
O Dia do Agricultor é celebrado nesta sexta-feira (28/07), e, para comemorar a data, o Governo do Estado, por meio da Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS), beneficiou cerca de 65 feirantes participantes das Feiras de Produtos Regionais, em Presidente Figueiredo (117 quilômetros de Manaus). A ação foi realizada durante a edição especial que ocorreu hoje (28/07).
Ao todo, foram entregues: três expositores para armazenamento de peixes, 15 balanças, 50 cadeiras, uma tenda 10×10 e seis lonas. Na ocasião, também foram entregues 30 quilos de sementes ao representante do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam), André Castilhos.
“Essas sementes vão beneficiar produtores rurais de Presidente Figueiredo e Balbina. Vamos plantar essas sementes e, aos 50 agricultores beneficiados, vamos entregar mudas. Esses 30 quilos vão se transformar em 25 mil mudas e cada um dos 50 beneficiados vão receber um total de 500 mudas. Dos 50 beneficiados, 70% serão de Presidente Figueiredo e 30% serão de Balbina”, explicou o gerente do Idam local.
Durante a programação, a ADS em parceria com Agência de Fomento do Amazonas (Afeam), também beneficiou 11 feirantes com ações de crédito em torno de R$ 76.800,00. “Por meio deste benefício, eu vou conseguir aumentar a minha produção. Vamos comprar ainda mais adubo e fertilizantes. A feira nos deu mais esse benefício”, relatou a agricultura Regirlande dos Santos.
A presidente da ADS, Michelle Bessa, falou sobre a programação na terra da cachoeira. “Já deu pra perceber que essa feira é um sucesso. Desejamos que essa estrutura e tudo o que foi entregue hoje possa trazer mais qualidade de vida a cada um de vocês, o Governo do Estado juntamente com a ADS trabalha pra isso”, discursou.
Excepcionalmente nesta semana, devido a Festa do Cupuaçu, a Feira da ADS executada na cidade foi realizada nesta sexta e será realizada também, no sábado (29/07), das 6h às 12h, na rua Jacareúba, 2-84, centro da cidade. No local, os clientes podem encontrar produtos orgânicos, legumes, frutas e outros produtos cultivados por produtores rurais, além de artesanato.