O homem desbloqueava os aparelhos e transferia valores via pix para sua conta bancária
A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio do 20º Distrito Integrado de Polícia (DIP), prendeu, na quinta-feira (20/07), por volta das 8h50, Anderson da Silva Guedes, 41, em cumprimento a mandado de prisão preventiva por roubo de aparelhos celulares, praticado contra pedestres em zonas distintas da capital amazonense.
Os crimes ocorreram em setembro de 2022, um deles na avenida do Turismo, bairro Tarumã, zona oeste; outro foi realizado no bairro Centro, zona sul. Anderson da Silva Guedes agia juntamente com um outro comparsa, que segue sendo investigado.
Segundo o delegado Fabiano Pignata, titular do 20° DIP, as investigações iniciaram após a equipe policial tomar conhecimento sobre as práticas criminosas, ainda em setembro de 2022.
“Foi verificado que os infratores utilizavam de violência e grave ameaça. Cerca de um ou dois dias após os roubos eles desbloqueavam os celulares e passavam a ter acesso a aplicativos bancários das vítimas e a realizar transferências de valores, seja via pix ou pelo DOC e TED”, explicou Pignata.
Conforme a autoridade policial, a dupla agia em uma motocicleta cometendo roubos pela cidade. Após Anderson ser identificado, foi representado à Justiça pelo mandado de prisão preventiva em nome dele, e a ordem judicial foi decretada pelo Poder Judiciário. Nesta quinta-feira a equipe do 20° DIP conseguiu prender o infrator na avenida André Araújo, bairro Aleixo, zona centro-sul.
“Em depoimento, ele negou ser autor do delito, bem como de ter uma conta bancária que recebia os valores que totalizaram R$ 15 mil. No entanto, uma decisão judicial foi decretada para bloquear o montante. As investigações seguem em andamento para buscar o ressarcimento para as vítimas”, relatou o titular.
As investigações seguem para identificar o outro envolvido nos crimes.
O Infrator responderá por roubo e será encaminhado à audiência de custódia, onde ficará à disposição do Poder Judiciário.