O Núcleo de Inteligência em Segurança Escolar (Nise), localizado na sede da Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar, zona sul de Manaus, recebeu a visita de uma equipe da Defensoria Pública do Amazonas (DPE-AM), liderada pelo defensor geral do estado, Ricardo Paiva. No encontro, a equipe do Nise apresentou a atuação do núcleo na rotina de monitoramento das escolas da rede estadual.
Na ocasião, a comitiva da DPE-AM apresentou para a equipe do Nise, o projeto “Defensoria Digital”, iniciativa que visa levar educação digital às escolas, para orientar alunos e familiares sobre tópicos sensíveis como cyberbullying, fake news e etc. A secretária de Estado de Educação e Desporto Escolar, Kuka Chaves, destacou a importância da parceria.
“A Secretaria de Educação é gigantesca, com uma capilaridade muito grande. Sozinhos, temos dificuldade de lidar com tudo, por isso, as parcerias e contribuições de outros órgãos públicos são muito relevantes”, ressaltou.
Desde a implantação, em abril deste ano, o Nise tem sido referência de vigilância e monitoramento, para reforçar a cultura de paz dentro das escolas. Nos últimos meses, membros da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) e do Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM), também estiveram na sala de monitoramento do Núcleo.
“A ideia de vir aqui foi para conhecer as abordagens utilizadas pelo Nise no ambiente escolar, tendo em vista que temos alguns projetos neste sentido. Queríamos ver de que forma a Defensoria poderia se inserir nesse ambiente, não para substituir o Núcleo, e sim para completar as ações, nessa construção de conhecimento sobre as novas tecnologias”, destacou Ricardo Paiva, defensor geral do estado.
DPE Digital
De acordo com o defensor público, Marcelo Pinheiro, também presente na visita, o projeto “Defensoria Digital” estimula a educação, parte de uma ramificação importante das atuações do órgão.
“O nosso objetivo é levar a educação digital para o público, não só visando a prevenção, mas também para construir a cidadania digital de todos que frequentam o ensino público estadual”, compartilhou o defensor.
O defensor ainda afirmou que levar o “Defensoria Digital” para as escolas vai orientar os alunos e os responsáveis sobre os crimes digitais e suas consequências, tornando-os replicadores de informações positivas.
Cemeam
Somando à agenda de visita ao Nise, a equipe da DPE-AM visitou as dependências do Centro de Mídias de Educação do Amazonas (Cemeam), da Secretaria de Educação, referência nacional pela atuação nos 62 municípios do estado, promovendo transmissões de aulas on-line para estudantes em comunidades ribeirinhas, rurais e áreas remotas de todo o Amazonas.
Neste ano, o ensino presencial mediado por tecnologia possui mais de 1,8 mil salas e atende 27,2mil alunos.
Resultados
Desde o dia 10 de abril, quando o Nise foi instituído pela Portaria GS nº 311, a equipe do Núcleo atendeu a mais de 270 denúncias em todo o Amazonas. O maior volume de demandas aconteceu em abril deste ano, período em que escolas de todo Brasil receberam ameaças de atentados.
“Essa união entre as instituições sempre foi o objetivo do Nise, desde a sua criação, tanto que ele nasce de um Comitê Interinstitucional. As parcerias vêm mostrando resultados positivos, com o decréscimo no número de ocorrências”, explicou Denis Pinho, coordenador do Nise. Em junho, o Núcleo recebeu 13 denúncias, enquanto que no mês de abril, foram 220.
Os canais de comunicação para eventuais denúncias são via e-mail: [email protected], e pelos números 190, 181 e Whatsapp: (92) 99414-0480. O denunciante tem a garantia da preservação do sigilo das informações prestadas.
FOTOS: Euzivaldo Queiroz/ Secretaria de Estado de Educação e Desporto