Promoção do desenvolvimento do setor terá uma abordagem colaborativa, envolvendo vários setores da sociedade
Em busca de impulsionar a indústria de petróleo e gás do Amazonas, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), por meio da Secretaria Executiva de Mineração, Energia, Petróleo e Gás (Semep), recebeu, na última sexta-feira (16/6), representantes do Comitê Estratégico para dar continuidade ao Fórum Amazonense de Petróleo e Gás Natural.
O objetivo do comitê – que está em processo de formação e será composto por empresas, instituições privadas e universidades – é promover o desenvolvimento dessa área estratégica por meio de uma abordagem colaborativa, envolvendo diversos setores da sociedade.
O comitê, que faz parte de um fórum permanente, terá a participação ativa do Governo do Amazonas, representado pela Sedecti.
“Estamos montando esse comitê diretivo para o fórum, envolvendo empresas, instituições privadas e universidades, porque o fórum é uma iniciativa coletiva. O governo tem o papel de induzir e facilitar a realização do fórum por meio da Sedecti. Ele é um organismo permanente da sociedade”, afirmou Marco Antônio Villela, secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação.
O intuito do fórum é concentrar esforços para promover o desenvolvimento da indústria de petróleo e gás, uma área estratégica para o Amazonas. Através de uma abordagem colaborativa e da participação ativa de diferentes atores, busca-se dar a devida atenção e impulsionar o setor, que é tão importante para a economia local.
A Sedecti vai desempenhar um papel fundamental como órgão indutor do fórum, promovendo a interação entre os participantes e fomentando a implementação de iniciativas e projetos que fortaleçam a indústria de petróleo e gás no estado.
Também estiveram presentes no encontro Tayana Rubim, secretária executiva de Relações Institucionais da Sedecti; Ana Carolina Almeida, Joemes Simas e Rubem Soares representando a Universidade Federal do Amazonas (Ufam); Teófilo Gomes, da Federação do Comércio do Estado do Amazonas (Fecomércio); e Noira Pereira, do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).
Texto: Calebe Nascimento
Fotos: Frank Sena/Sedecti