A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) realizou, nesta quinta-feira (27), uma Sessão Especial para homenagear os pescadores do Estado, por ocasião do Dia do Pescador, celebrado em 29 de junho. De iniciativa do deputado Augusto Ferraz (DEM), o evento contou com a presença de representantes da categoria e pescadores profissionais e esportivos.
O autor da homenagem, Augusto Ferraz, lembrou que o dia 29 de junho foi escolhido por ser Dia de São Pedro, apóstolo e pescador, que é o padroeiro dos pescadores. Em seu pronunciamento, o deputado ressaltou a importância dos pescadores na economia estadual.
Ferraz falou sobre a riqueza de peixes nos rios amazonenses e das políticas públicas voltadas para essa matriz econômica. Para o deputado, que preside a Comissão de Agricultura, Pecuária, Pesca, Aquicultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Aleam, é preciso observar questões como as estruturas de terminais pesqueiros, seguro-defeso e diversidade de exploração do setor no Estado. “Eu estou constantemente atento às demandas do setor, porque entendo que a pesca comercial e a esportiva, por exemplo, são enormes fontes de geração de emprego e renda para a população amazonense”, declarou.
O seguro-defeso foi tema do pronunciamento do presidente do Sindicato dos Pescadores no Estado do Amazonas (Sindpesca-AM), Ronildo Oliveira. O representante do Sindicato falou que desde 2014, os pescadores estão esperando recadastramento dos profissionais pelo Governo Federal, para terem direito ao seguro-defeso. “Nós apoiamos o recadastramento, porque queremos moralizar a pesca no Amazonas e no Brasil”, disse, completando “porém, isso não se resolve, muitos pescadores ficam proibidos de pescar na época do defeso, e não recebem o seguro, por esse problema burocrático”.
Walzenir Falcão, presidente da Confederação Nacional dos Pescadores e Aquicultores (CNPA), disse que é preciso que os governantes tenham a “visão política macro” do setor pesqueiro. Falcão pediu apoio do Parlamento Estadual para solucionar impasses como o preço mínimo do pescado, a instalação de fábricas de gelo e a proibição de pesca de determinas espécies. “É preciso a unirmos esforços e prol de conquistas para o setor”, disse.
Durante a Sessão, que foi presidida pelo deputado Dermilson Chagas, foram entregues placas em homenagem e certificados de honra ao mérito à representantes dos pescadores, pescadores esportistas e profissionais que se destacaram. Abaixo, a lista de homenageados:
Placas
- Leocy Cutrim Santos Filho
- Gelson da Silva Batista
- Raimunda Fonseca Paschoalino
- Ronildo Nogueira Palmere
- Rogério Sampaio Bessa
- Pedro José Farias de Souza Neto
Certificados
- Souzilane Pacheco de Souza
- Francisco David Uchoa de Melo
- Radson Rogerton dos Santos Alves
- Flávio Ruben Paes de Oliveira Júnior
- Yran Mendes da Costa
- Francisco Prado Brasil
- Elane Carvalho Marques
- Wilson de Oliveira Cunha
- Maria José Eduardo de Souza
- Valdenira Vieira de Carvalho
- Albertina Menez
- Paulo Soares Lopes
- João Bosco Ferreira da Silva
Diretoria de Comunicação
Texto: Joyce Campos
Foto: Alberto César Araújo