Foi promulgado na manhã desta segunda-feira (19/06), o Projeto de Resolução 005/2022 de autoria do Vereador professor Samuel (PL), que acrescenta novo inciso ao artigo 174 do Regimento Interno da Câmara Municipal de Manaus (CMM), instituindo a Medalha Leo Blair Halliwell, a homenagear feitos humanitários e sociais.
Leo Blair Halliwell, foi notável humanitário e missionário que se dedicou incansavelmente ao Brasil. Sua atuação como engenheiro, piloto de barcos, enfermeiro, administrador e missionário o destacou como uma figura excepcional. Em um contexto em que não existia assistência médica governamental para os ribeirinhos, Halliwell construiu seu próprio barco para realizar um trabalho humanitário e missionário. Ao lado de sua esposa, Jessi Halliwell, também enfermeira, enfrentaram o desafio de salvar vidas e aliviar o sofrimento de milhares de pessoas, mesmo sem dominar plenamente o português e as línguas nativas.
“Essa honraria tem como objetivo não apenas reconhecer, mas também celebrar indivíduos que, assim como Halliwell, dedicam suas vidas a causas humanitárias e sociais em prol de nossa comunidade. É uma forma de expressar gratidão e incentivar outros a seguirem seus passos, contribuindo para um mundo melhor”, disse o Professor Samuel.
Halliwell levou seu projeto de lanchas médicas para além da Amazônia, estendendo suas ações humanitárias a várias cidades do país. Em Manaus, foi um pioneiro ao incentivar a criação da escola paroquial da Igreja Adventista do Sétimo Dia e se tornou o mentor da primeira clínica médica da Igreja Adventista, que evoluiu para se tornar o renomado hospital Adventista. De acordo com a avaliação de uma instituição que avalia hospitais no Brasil e no mundo, esse hospital se destaca como o mais importante da região Norte.
Em reconhecimento a seus notáveis feitos humanitários e sociais, Halliwell foi condecorado pelo presidente da República, com a anuência do Congresso Nacional. Por meio da embaixada brasileira, ele e sua esposa receberam a Medalha Cruzeiro do Sul, a mais alta honraria concedida a estrangeiros que tenham prestado grandes benefícios ao Brasil.
O parlamentar comemorou a aprovação e promulgação do projeto que hoje se tornou lei. “O legado deixado por Leo Blair Halliwell permanece vivo até os dias atuais, inspirando-nos a reconhecer e valorizar suas realizações. Ao instituir a Medalha Léo Blair Halliwell, espero que possamos honrar aqueles que fazem a diferença e inspirar ainda mais pessoas a se envolverem em ações humanitárias, buscando promover o bem-estar de todos. Juntos, podemos construir uma sociedade mais solidária e compassiva”, finalizou.
Texto: Paula Christina – Assessoria do Vereador Professor SamuelFoto: Assessoria do Vereador Professor Samuel