Nesta quinta-feira (15), a advogada Mary Elbe Queiroz foi agraciada com a outorga do título de cidadã do Amazonas em uma cerimônia realizada na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam). A honraria reconhece sua destacada atuação profissional e as contribuições significativas para a sociedade amazonense.
A solenidade contou com a presença de autoridades locais, colegas de profissão, amigos e familiares, que celebraram o reconhecimento merecido de uma figura importante no campo jurídico na região. A Sessão Especial foi presidida pelo deputado Adjuto Afonso (União Brasil) e proposta pelo então deputado Serafim Corrêa (PSB) no final do ano passado.
O ex-deputado Serafim Corrêa, autor da propositura, discursou na tribuna sobre a homenageada e testemunhou a dedicação da Dra. Mary Elbe ao Direito Tributário. “Ela tem uma vida inteira dedicada ao Direito Tributário Brasileiro. E mais do que isso, uma vida dedicada a defender que Norte e Nordeste têm direito à compensação financeira por serem regiões esquecidas”, afirmou.
“É grande a alegria e a felicidade que me fazem receber essa honraria. Sinto-me agradecida por ver reconhecida a minha trajetória de vida, tendo como regra a luta por um direito mais justo, que aceite as diferenças e em defesa da democracia. Essa homenagem perdurará para sempre na história da minha vida faz com que eu me sinta acolhida”, afirmou a mais nova cidadã amazonense.
Mary Elbe acrescentou que o título tem muito mais significado por ter nascido na cidade de Ipubi, no sertão pernambucano. “Nesse percurso, já fui vítima de muitos preconceitos, por ser mulher e nordestina, mas nada que me abatesse, pelo contrário, me fez ter mais forças de seguir em frente”, revelou.
O presidente da OAB-AM, Jean Cleuter Simões, também declarou sua admiração pela homenageada, afirmando que é uma das pessoas mais inteligentes, talentosas e profissionais com quem já trabalhou. “Não poderia deixar de dar meu depoimento, Mary Elbe contribuiu para a melhoria do sistema tributário do Brasil, tornando-se uma das advogadas tributaristas mais destacadas do país, eleita uma das 100 mulheres brasileiras mais influentes em 2020”, enumerou.
Adjuto Afonso parabenizou a Dra. Mary Elbe e lembrou que a Reforma Tributária que está tramitando no Congresso Nacional pode vir a trazer prejuízos ao Amazonas e contará com a defesa qualificada da advogada tributarista. “Queremos continuar contando com a sua ajuda. Quero dizer que o título recebido aqui não é favor, mas, sim, o estado do Amazonas devolvendo tudo aquilo que nos foi dado. É para isso que serve, para reconhecer todo o trabalho realizado em prol do nosso estado”, finalizou.
Estiveram presentes à solenidade Jalil Fraxe, diretor-presidente do Procon-AM, representando o governador Wilson Lima; vereador Elissandro Bessa (Solidariedade); Jean Cleuter Simões de Mendonça, presidente da OAB-AM; Márcia Regina Arruda, presidente do Conselho Regional de Contabilidade (CRC-AM); Marlene Parisotto, presidente da Comissão da Mulher da OAB-AM e Hamilton Caminha, presidente da Comissão de Direito Tributário da OAB-AM.
Biografia
A professora Dra. Mary Elbe Queiroz é advogada tributarista, com pós-doutorado em Direito Tributário pela Universidade de Lisboa, Presidente do Instituto Pernambucano de Estudos Tributários, Presidente do Conselho de Notáveis do Instituto de Juristas Brasileiras, Presidente no Estado de Pernambuco e Membro Titular Imortal da Academia Nacional de Ciências Econômicas, Políticas e Sociais.