A Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), promoveu nesta segunda-feira, 12/6, uma operação focada em coibir estacionamentos irregulares, principalmente na zona Centro-Sul da cidade. Durante a operação, mais de 60 motoristas foram autuados e oito veículos foram removidos para o parqueamento, o que demonstra o comprometimento e a necessidade de ações contínuas para garantir fluidez e segurança do trânsito.
Para o diretor de operações de trânsito do IMMU, Stanley Ventilari, esse tipo de irregularidade não prejudica só o trânsito, mas toda a mobilidade da cidade. “Veículos estacionados irregularmente frequentemente obstruem a visibilidade e restringem o espaço disponível para outros motoristas. Isso pode forçar os motoristas a fazerem manobras arriscadas, aumentando o risco de colisões”, explica.
Os agentes de trânsito estão fiscalizando as vias, onde existem locais com grande movimentação de pessoas, como também os estacionamentos próximos às esquinas, sendo que essa irregularidade prejudica gravemente o trânsito ao reduzir a visibilidade dos motoristas que tentam cruzar ou entrar nas vias, aumentando assim o risco de acidentes.
“Estacionar em esquinas é uma infração que traz sérios riscos. Ela não apenas compromete a visibilidade, mas também transforma um local de trânsito potencialmente seguro em um ponto crítico para acidentes. Todos devemos fazer nossa parte para evitar isso”, disse Ventilari.
As infrações de estacionamento são rigorosamente abordadas pelo artigo 181 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Dependendo da natureza da irregularidade, essas infrações podem ser classificadas de leve à gravíssima, resultando em até 7 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Os valores das multas associadas a essas infrações variam entre R$ 88,38 e R$ 293,47, dependendo da gravidade da violação cometida.
— — —
Texto – Marcelo Lima / IMMU
Foto – Divulgação / IMMU