A Comissão de Cultura e Economia Criativa é uma das 24 Comissões Permanentes da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam). Atualmente presidida pelo deputado estadual Abdala Fraxe (Avante), a comissão conta ainda com o deputado Wanderley Monteiro (Avante) como vice-presidente e os deputados Dr. Gomes (PSC), Mário César Filho (União Brasil) e Mayra Dias (Avante) como membros titulares. Abdala Fraxe explica que o principal plano para 2023 é implantar a comissão no máximo de municípios do interior. “Quando estivemos à frente da Comissão de Defesa do Consumidor (CDC), instalamos a comissão em 57 câmaras municipais. Na Comissão de Cultura, vamos fazer o mesmo, implantar a comissão em todos os municípios do nosso interior e, assim, possibilitar o acesso à população aos projetos culturais e o fortalecimento das tradições do nosso Estado”, destacou.
O presidente da Comissão considera esse o principal objetivo dos trabalhos. “Eu firmei o compromisso de levar a cultura onde o povo está e fazer com que esse segmento ultrapasse as barreiras da nossa capital. Vamos nos esforçar para levar o incentivo à cultura a todos os municípios amazonenses. Ao garantir o apoio aos eventos culturais, também estamos fomentando a geração de emprego e renda desde a preparação até a concretização deles”, afirmou.
O parlamentar destaca que a Aleam está atenta a todos os projetos culturais do Estado e que a Comissão já atuou este ano para apoiar os grupos folclóricos do Estado. “Estamos focando, principalmente, em eventos como Feira Folclórica do Amazonas, o Festival Folclórico do Amazonas, ambos na Bola da Suframa, os Festivais Folclóricos dos bairros, que ainda precisam do apoio e do comparecimento do público. Para auxiliar esses grupos, solicitei à Secretaria de Estado da Educação e Qualidade do Ensino (Seduc), por meio de requerimento, a liberação das quadras das escolas para os ensaios, que tem ocorrido de forma improvisada, nas ruas, trazendo insegurança para os brincantes”, explicou.
Abdala Fraxe destaca também que a Comissão está à disposição da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (SEC) e da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult) para ajudar e colaborar no que for necessário.