Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Executivo
  • Legislativo
  • Judiciário
Reading: Prefeitura promove capacitação em leishmaniose para profissionais da zona rural
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
ManausManchete

Prefeitura promove capacitação em leishmaniose para profissionais da zona rural

26/05/2023
Maio 25 Capacitacao Leishmaniose 3 scaled 1
Compartilhar

Para fortalecer a rede de atenção aos pacientes com leishmaniose tegumentar, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), iniciou nesta quinta-feira, 25/5, um curso de Atualização em Tratamento, Acompanhamento, Diagnóstico Clínico e Fluxo de Atendimento na Atenção Primária de Saúde.

A programação, executada pelo Distrito de Saúde (Disa) Rural, segue até esta sexta-feira, 26/5, na Fundação de Medicina Tropical Doutor Heitor Vieira Dourado, no bairro Dom Pedro, zona Oeste, reunindo médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, farmacêuticos e técnicos da Vigilância em Saúde que atuam na zona rural de Manaus.

De acordo com o diretor do Disa Rural, Rubens Souza, a capacitação representa mais um momento em que a rede municipal de saúde reforça a estrutura para a oferta de serviços à população. “A partir de uma capacitação para atualização das informações, os profissionais estarão mais preparados para fazer promoção da saúde, prevenção de doenças, tratamento e acompanhamento do paciente”, afirmou.

A leishmaniose tegumentar é uma doença causada por protozoários do gênero leishmania, que é transmitido ao ser humano pela picada de insetos chamados flebotomíneos, conhecidos como mosquito palha, birigui, cangalhinha e asa dura. São insetos mais ativos à noite e no início da manhã, que se desenvolvem em locais úmidos e ricos em matéria orgânica em decomposição. Os sintomas são lesões de pele ulceradas ou não, com três semanas ou mais de evolução em paciente residente ou exposto a área de risco. As lesões são mais frequentes em membros superiores e inferiores, mãos, braços, pernas e tronco.

O gerente de Vigilância em Saúde do Disa Rural, enfermeiro Luciano Batista Barreto, explicou que a leishmaniose tegumentar é uma doença que tem maior incidência na zona rural, quando há a presença do ser humano próximo ao espaço da floresta. ”Normalmente a doença é identificada em áreas de criação de galinha e patos, e áreas de desmatamento e de meio ambiente sem saneamento básico”, informou.

A área rural do município de Manaus, segundo o enfermeiro, registrou 57 casos de leishmaniose diagnosticados no primeiro quadrimestre de 2023.

“É uma doença que tem cura quando o tratamento é feito de forma correta. As pessoas algumas vezes não concluem o tratamento e a doença volta a se manifestar depois de alguns meses de forma mais agressiva, podendo causar deformidades”, explicou Luciano, destacando que a capacitação é importante para aprimorar o conhecimento dos profissionais no fluxo de atendimento, garantindo que o paciente receba o melhor atendimento possível.

O curso aborda os seguintes temas: Situação epidemiológica da Leshmaniose tegumentar americana no Amazonas e município de Manaus; Situação epidemiológica da leishmaniose tegumentar americana no Distrito de Saúde Rural: Panorama de casos notificados no SINAN/Disa Rural, Distribuição geográfica, Ficha de notificação e Fluxo de atendimento; e Diagnóstico Clínico.

O técnico responsável pelo Controle da Leishmaniose no Disa Rural, Francisco Zardo, foi um dos instrutores no primeiro dia do curso e ressaltou que o maior número de casos ocorre em comunidades na região das rodovias BR-174 e AM-010, além da área do Tarumã-Mirim.

“É uma doença muito grave e pode ser tão estigmatizante quanto doenças como a hanseníase. O primeiro sintoma é uma lesão na pele como uma picada de mosquito e que vai aumentando. Deve ser tratada o quanto antes para evitar o agravamento”, alertou Francisco Zardo.

Participando do curso, a enfermeira Socorro Bandeira, que atua em Unidade de Apoio do Ramal da Cooperativa (BR-174), informou que a equipe de saúde faz o atendimento dos pacientes e realiza a busca ativa de casos suspeitos para a realização do exame e, quando é positivo, é feito o encaminhamento para o médico.

Atualmente, dois pacientes com leishmaniose são acompanhados pela equipe de saúde da Unidade de Apoio para o tratamento, realizado através de medicação injetável diariamente por 20 dias.

A medicação pode ser administrada na unidade de saúde, mas uma equipe vai até a casa do paciente nos finais de semana e feriados, mantendo o tratamento. Quando o paciente mora muito longe e não tem como comparecer todos os dias na unidade de saúde, a equipe vai até o domicílio. “Essa nova capacitação vai ajudar na execução de todo esse processo de trabalho, atualizando as informações”, afirmou Socorro Bandeira.

— — —

Texto – Eurivânia Galúcio / Semsa

Foto – Divulgação / Semsa

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Termos encontrados Amazonas, Manaus, Meio Ambiente, Prefeitura de Manaus
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

Prefeitura realiza distribuição de abafadores no Réveillon Manaus 2025 ‘O Encontro da Nossa Gente’

30/12/2024
46o EXPOAGRO 1 1024x682 1
Eleições 2024Manaus

Prefeitura de Manaus realiza entrega de kits de água potável para cerca de 200 famílias ribeirinhas

23/10/2024
WhatsApp Image 2024 08 19 at 16.22.35 1 1024x682 1
Eleições 2024Manaus

Prefeitura de Manaus entrega Complexo Esportivo Manoel Valente revitalizada no conjunto Jardim Paulista

05/10/2024
WhatsApp Image 2024 08 19 at 16.44.02 1 768x1024 1
Eleições 2024Manaus

Viaduto Márcio Souza tem entrega prevista para as próximas semanas, diz prefeito David Almeida

05/10/2024

Prefeito David Almeida planta muda de árvore no Gigantes da Floresta e destaca importância ambiental do parque

05/10/2024

Prefeitura de Manaus entrega mais 15 ônibus novos com ar-condicionado

05/10/2024
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus