Na manhã desta quarta-feira, 24/05, o vereador Professor Samuel (PL) levou a Câmara Municipal de Manaus (CMM), uma Tribuna Popular para discutir a importância da Semana Municipal de Valorização da Vida Humana, incluída no calendário do município através da lei municipal 2173/2016 e contou com a presença da Dra. Simone Maia, Psicóloga especialista em Programação Neurolinguística e Lúcio Moisés Gusmão, Diretor do Departamento da Secretaria Municipal de Direitos Humanos.
A Semana da Valorização da Vida Humana está na sua 8ª edição, de autoria do vereador Professor Samuel indica a promoção durante a quarta semana do mês de maio, a escolas, instituições públicas e privadas, ações voltadas a importância da luta contra homicídios, feminicídio, exploração sexual infantil, suicídio e muitos outas problemáticas que diariamente ceifam vidas.
Para a Psicóloga Simone Maia o assunto discutido no parlamento municipal merece atenção e destaca a saúde emocional como ponto primordial para vida. “A cada 40 segundos uma pessoa tira sua própria vida! Isso é um reflexo mundial, isso nos alarma, nos faz reconhecer a urgência de políticas voltadas para este tema e aqui destaco e agradeço ao vereador Professor Samuel por este espaço necessário e a lei em vigor na cidade de Manaus que trata da valorização da vida”, disse.
O propositor da tribuna popular e da lei, Professor Samuel também enfatizou que o momento faz parte das ações promovidas durante a semana da Valorização da Vida. “A cada ano, ao promovermos essa semana dedicada à valorização da vida, temos a oportunidade de reforçar a importância desse tema em nossa agenda legislativa e, mais importante ainda, em nossas vidas cotidianas. A valorização da vida transcende qualquer diferença ou divisão, é um chamado para a união em torno de um objetivo comum: criar uma sociedade onde cada indivíduo seja respeitado, protegido e valorizado”, disse.
O Diretor do Departamento da Secretaria Municipal de Direitos Humanos, Lúcio Gusmão, destacou ações da secretaria voltadas para o acolhimento, sensibilização e no acompanhamento de pessoas em vulnerabilidade.
“Vivemos em um mundo repleto de desafios e adversidades, onde muitas vezes nos deparamos com situações de desespero, solidão e sofrimento. Por isso, é imperativo que como parlamentares e membros ativos da sociedade, unamos nossos esforços para garantir que ninguém se sinta excluído ou esquecido”, finalizou o parlamentar.
Texto: Paula Christina – Assessoria de comunicação do vereador