Com mais de 600 lojas ativas, o shopping Phelippe Daou e as galerias populares Espírito Santo e dos Remédios são edificações da Prefeitura de Manaus, que em outubro de 2022 passaram a ser administradas pela Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi), para fortalecer empreendedorismo local.
Esses espaços, com uma variedade de produtos e serviços, têm o objetivo de impulsionar o trabalho dos permissionários, a fim de desenvolver a economia e aquecer o comércio local, além de gerar renda e empregabilidade.
“As galerias populares e o shopping Phelippe Daou vieram para a Semtepi por meio do entendimento do prefeito David Almeida, de que estes lugares, enquanto espaços de empreendedorismo precisavam ser fomentados. A secretaria pensou em uma estratégia para atrair clientes, então estamos melhorando a infraestrutura, corrigindo erros de instalações em banheiros, piso, iluminação e fachadas. Desde que iniciamos esse trabalho, já identificando mudanças e um clima muito melhor do próprio permissionário”, destaca o secretário da Semtepi, Radyr Júnior.
Ainda de acordo com o secretário, além dos centros de compras populares se tornarem um ‘celeiro’ de pequenos negócios, eles funcionam como uma ‘incubadora’ para que o empreendedor faça sua empresa ser viável e crescer. “Nós também estamos com uma nova estratégia de divulgação com a nossa assessoria de comunicação, para que as vendas nas galerias populares e shopping sejam alavancadas. Além disso, vamos trazer serviços âncoras para a Central do Empreendedor, para potencializar toda a estrutura”.
Obras como as galerias e shopping Phelippe Daou objetivam incentivar os empreendedores informais para que se tornem permissionários e, consequentemente, regularizem seus empreendimentos. Através dos espaços, a prefeitura também firma o compromisso de atender as demandas dos usuários, aproximando o poder público da iniciativa privada.
Para valorizar ainda mais a categoria, a Semtepi iniciou uma reforma na unidade do Sine Manaus que funciona dentro do Shopping Phelippe Daou. Na entrega da unidade, ela passará a atuar como ‘Central do Empreendedor’, com a proposta de desenvolver o empreendedorismo nas zonas Norte e Leste de Manaus. Além disso, a estrutura terá um coworking, atendimento administrativo, área para cursos de qualificação e facilitação de regularização de empresas.
A Semtepi passou a ser responsável pelo shopping e galerias, por determinação da Lei nº 2.945, de 1º de setembro de 2022, que transferiu a o Departamento de Administração e Articulação Institucional do Comércio Popular para a estrutura organizacional da Semtepi.
Shopping Phelippe Daou
Com localização privilegiada, na avenida Camapuã, bairro Cidade de Deus, fronteira das zonas Norte e Leste, o Shopping Phelippe Daou foi inaugurado em dezembro de 2017, e abriga 549 lojas com uma variedade significativa de produtos, como confecções, roupas íntimas e de esportes, acessórios e calçados, além de artigos de informática, assistência técnica, venda de cosméticos, perfumaria e produtos naturais.
No centro de compras também funcionam vários serviços públicos municipais, estaduais e federais, entre eles, o posto do Sine Manaus, Leite do Meu Filho, Sinetran, IMMU, Manaus Atende e Bradesco, que disponibiliza caixas de saques 24 horas. O shopping também abriga o PAC Municipal que oferece atendimentos do CadÚnico, Junta Militar, Ageman, Águas de Manaus e Amazonas Energia e de serviços de expedição de RG (1ª e 2ª vias), além de um posto da Defensoria Pública Estadual e uma agência dos Correios.
No local também é possível encontrar uma praça de alimentação que conta com a venda de lanches e refeições, incluindo produtos regionais, além de estacionamento gratuito para mais de 300 carros. Considerado o maior centro de compras popular do norte do Brasil, o Shopping abre de segunda-feira a sábado, das 08h às 17h.
Galeria Espírito Santo
Inaugurada em agosto de 2014, a Galeria Espírito Santo funciona de segunda-feira a sábado, das 8h às 17h, e atualmente é composta de 204 lojas ativas que expõem uma variedade de produtos como confecções, brinquedos, moda íntima, moda praia, bijuterias, acessórios e novidades na área de informática. Possui também uma praça de alimentação que serve café da manhã e almoço, casa lotérica, terminal de caixa 24 horas, ótica, sapateiro, barbearia, costureira, alfaiate e relojoeiro.
Localizada na rua Joaquim Sarmento, esquina com a rua 24 de Maio, no Centro, o espaço também tem um posto do PAC municipal, onde funcionam serviços de expedição de RG (1ª e 2ª via) e Cadastro Único, Semef, Águas de Manaus e Amazonas Energia. Atualmente também abriga o Departamento de Qualificação Profissional da Semtepi.
Galeria dos Remédios
A Galeria dos Remédios, inaugurada em outubro de 2014, atualmente tem 65 lojas ativas, variando a segmentação de produtos com confecções, bolsas, brinquedos, informática, moda íntima, moda praia, armarinho e bijuterias. Os estabelecimentos atacadistas de confecções e tabacaria, instalados na galeria, atendem especialmente ao interior do estado. O espaço está localizado na Rua Miranda Leão, no Centro, com entrada também pela rua Marquês de Santa Cruz.
O local tem duas praças de alimentação, que servem café da manhã e almoço, serviços de assistência técnica de celular, costureira, reprografia, terminal de caixa 24 horas, ótica e sorveteria. Além disso, há uma variedade de artigos de artesanato indígena e caboclo.
Na Galeria dos Remédios também funciona uma agência dos Correios, uma financeira e um posto do PAC estadual, com serviços de expedição de RG, Detran, Semef, Águas de Manaus e Amazonas Energia. O funcionamento do PAC é de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h.
Além disso, o prédio conta com o “Mirante da Galeria’, onde os visitantes podem ter uma bela vista do rio Negro e apreciar o pôr do sol. O horário de funcionamento é de segunda a sábado, das 8h às 17h.
— — —
Texto – Fabiane Monteiro / Semtepi
Foto – Antonio Pereira / Semcom