O Dia Internacional da Enfermagem e o Dia do Enfermeiro foram as datas celebradas, nesta quinta-feira (11) em Sessão Especial, no Plenário Ruy Araújo, na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam). A propositura tem autoria dos deputados estaduais Sinésio Campos (PT), Dr. Gomes (PSC) e Alessandra Campêlo (PSC).
Dr. Gomes enalteceu a atividade dos enfermeiros e ressaltou que o auxílio prestado é muito importante à área da saúde. Ele destacou que o profissional de enfermagem é essencial em uma equipe multidisciplinar de saúde. “Tenho certeza de que cada um dos senhores e senhoras que abraçaram a enfermagem têm uma razão muito importante, por isso não poderia deixar de expressar meu reconhecimento pela grandiosidade da profissão”, destacou.
O deputado Sinésio Campos (PT) enfatizou o papel na linha de frente dos enfermeiros na área da saúde. “São vocês quem encaram, no primeiro momento, todo atendimento de saúde, ainda que muitas vezes não sejam reconhecidos”, analisou.
Falando em nome dos profissionais de enfermagem, o enfermeiro assistencial Jucinei Souza e Silva lembrou a pandemia como o momento que evidenciou a importância dos profissionais.
“A valorização do nosso trabalho tornou-se ainda mais evidente, mostrando que somos os profissionais que estão na linha de frente todos os dias, garantindo o atendimento aos pacientes em todos os momentos, independente das circunstâncias, em diferentes fases da vida, em diferentes situações. Muitas vezes sendo o ponto de equilíbrio emocional para aqueles que estão fragilizados. Nossa profissão requer uma formação sólida e constante atualização para oferecer cuidado seguro e humanizado”, apontou.
O enfermeiro Secretário Executivo Adjunto da Secretaria de Estado de Saúde (SES), Leandro Pimentel, representando o Governador Wilson Lima, parabenizou os profissionais de enfermagem e lembrou que estão presentes na vida dos pacientes, desde o nascimento até à morte.
A presidente do Sindicato dos Trabalhadores privatizados da Saúde do Amazonas (SINDPRIV), Graciete Mouzinho, falou da importância da valorização salarial da categoria com a normalização dos pagamentos atrasados ao terceirizados.
“Recebemos muito bem as homenagens, entretanto o que fará a diferença e nos fará felizes é a regularização do nosso salário. Hoje tivemos uma sinalização do Governo com o pagamento das empresas dos salários atrasados, além da garantia da contratação direta, que deve eliminar os atrasos e poderemos receber diretamente do Governo”, celebrou.
O líder do Governo na Assembleia, deputado estadual Felipe Souza (Patriota) falou sobre os avanços na resolução do problema dos atrasos de pagamentos e nas tratativas entre as lideranças e o Governo do Estado. “Em uma reunião na Assembleia com os trabalhadores da enfermagem foi explicado que ontem já foi pago uma competência de cada cooperativa para que possamos amenizar o problema dos pagamentos. Estamos viabilizando de forma acelerada junto aos entes públicos para que possa ser feito um Termo de Ajustamento de Gestão (TAG), por meio da qual os servidores podem ser contratados por dois anos, podendo ser prorrogados por mais dois anos para depois podermos chamar o concurso público. É um caminho para resolver esse problema para que os trabalhadores possam receber em dia seus salários e honrar seus compromissos”, explicou.