As equipes da Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), atuam, nesta terça-feira, 18/4, na obra de implantação de uma rede de drenagem profunda na rua Nelson Batista, conjunto Petros, bairro Aleixo, na zona Centro-Sul da capital.
No local, as fortes chuvas causaram obstrução das antigas tubulações, provocando a abertura de um buraco na via, que dificultava principalmente a passagem de ônibus do transporte coletivo, já que a rede de drenagem passa em frente a uma estação de ônibus, como explica o engenheiro Édson Júnior, fiscal da obra.
“Seguindo a determinação do prefeito David Almeida e do secretário Renato Junior, entramos na via com a equipe de obras para fazer a substituição de seis manilhas. Dessa forma, as águas pluviais terão o fluxo correto nas tubulações, evitando alagamentos e novas erosões”, afirmou o engenheiro.
As equipes iniciaram os trabalhos realizando a limpeza, com a retirada de todo o entulho e a remoção dos tubos danificados. As antigas tubulações serão substituídas por novas manilhas em concreto armado, maiores e mais modernas. Os serviços serão finalizados ainda nesta terça-feira, com o aterro e a implantação da massa asfáltica.
O engenheiro Édson Júnior destaca ainda que a ação é um dos diversos serviços programados na cidade, muitos deles, com a ajuda de informações dos moradores.
“Os trabalhos são programados semanalmente, de acordo com a necessidade de cada bairro. Nossas equipes atuam de forma emergencial e atendendo também aos pedidos feitos pela população. Nos trabalhos que envolvem redes de drenagem profunda, os servidores da Seminf substituem as antigas tubulações, desgastadas pela ação do tempo e por falta de manutenção periódica, assegurando um pavimento seguro, com materiais de qualidade”, concluiu.
As obras de implantação e recuperação de drenagens profundas realizadas pela Prefeitura de Manaus visam levar cada dia mais melhorias aos bairros que, principalmente em períodos de fortes chuvas, sofrem com a falta de manutenção nas redes que escoam as águas pluviais.
— — —
Texto – Mariana Rocha/Seminf
Fotos – Divulgação/Seminf