Após participar de reuniões com a reitoria da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), o presidente da Comissão de Educação da Assembleia legislativa do Amazonas (Aleam), deputado estadual Cabo Maciel (PL), comemorou nessa quarta-feira (5) que a Instituição de Ensino decidiu manter 50% das vagas dos cursos da área de saúde para os alunos do interior do Estado.
A demanda foi apresentada pelo parlamentar em reuniões realizadas com o reitor e a vice-reitora da UEA, Prof. Dr. André Luiz Zogahib e a Profa. Dra. Kátia do Nascimento Couceiro. “Tivemos uma conversa franca com o reitor e a vice-reitora, ocasião em que mostramos a necessidade de revisão da decisão com relação a chamada dos candidatos oriundos do interior. Depois de analisar nossas colocações, o reitor decidiu, junto com a equipe técnica, revisar as vagas, restituindo as que haviam sido subtraídas em função de uma interpretação da Lei 2.894/2004”, destacou Maciel.
Com essa decisão foram restituídas as vagas dos candidatos que haviam ficado de fora, efetuando a respectiva chamada. “Agradeço ao reitor Dr. André Zogahib por avaliar o nosso pleito e atender a demanda do povo do interior do Amazonas. Seguiremos firmes na luta pela educação de qualidade em todo o Estado”, comemorou o parlamentar.
Anteprojeto de Lei
O deputado Cabo Maciel vai apresentar um Indicativo à reitoria da UEA com um anteprojeto de Lei que altera a Lei nº 2.894/2004, que dispõe sobre as vagas oferecidas nos vestibulares da Universidade. O anteprojeto vai buscar garantir na Lei que o percentual de vagas destinadas a candidatos indígenas e Pessoas com Deficiência (PCD) não subtraia o percentual de vagas dos cursos de saúde destinadas ao interior do Amazonas. A ideia do indicativo é que, após análise da equipe técnica da Universidade, esse anteprojeto retorne como Mensagem Governamental para ser apreciado e votado na Assembleia Legislativa.
Lindivan Vilaça (92) 99147-3440