O Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo, celebrado em 2 de abril, foi tema de uma sessão especial, nesta segunda-feira, 3/4, na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam). Em seu discurso na tribuna, a deputada estadual Débora Menezes (PL-AM), além de destacar a importância da data, também destacou que o Transtorno do Espectro Autista, o TEA, como também é conhecido, não envolve apenas cuidados, mas respeito, apoio e inclusão.
Um dos colaboradores do gabinete da parlamentar, o designer Mateus Guerra, é autista.
“É um privilégio poder contar com o profissionalismo e criatividade do Mateus, o que mostra que os autistas são pessoas como qualquer outra, e que precisam desse incentivo, acolhimento, para mostrar o seu potencial”, observou.
A sessão também contou com a presença do deputado federal Capitão Alberto Neto(PL-AM), que distribuiu o cordão de girassóis, acessório que identifica Pessoas com Deficiências (PcDs) não visíveis externamente, conforme o Projeto de Lei nº 5.486/2020.
Na ocasião, Débora também convocou os colegas de parlamento a apoiarem as instituições do Estado, que atendem autistas e suas famílias, principalmente aquelas de vulnerabilidade social.
“Estas associações precisam do nosso apoio, não só com as emendas, que viabilizam a execução de projetos para atender as famílias e seus jovens autistas, mas também da nossa presença, por meio de projetos de lei, que auxiliem este trabalho belíssimo e desafiador”, concluiu.
Texto – Síntia Maciel