Os estudantes do Centro de Educação de Tempo Integral (Ceti) Elisa Bessa, no bairrsão os protagonistas da programação da 4ª semana socioemocional, que tem como tema “Criatividade Emocional: superando os desafios na escola”. Nesta terça-feira (28/03), a atividade combinou táticas de psicopedagogia na “Oficina Sensorial: a criatividade para a autorregulação”. A programação se estende até sexta-feira (31/03).
Voltada aos estudantes do Ensino Fundamental, a 4ª semana socioemocional, tem como objetivo, melhorar o processo de aprendizagem e promover a autonomia e autoestima dos alunos. Segundo a psicopedagoga Hellen Lima, o evento é organizado desde de 2020, e esse ano, tem como foco, a arte.
“Durante a pandemia, percebemos que os nossos jovens estavam mais ansiosos, mais depressivos e por isso, resolvemos desenvolver atividades sobre inteligência emocional. Este ano, o nosso tema principal, é a arte, com isso estamos promovendo oficinas e palestras sobre a sensibilidade e as expressões artísticas, entre outros”, explicou Hellen.
Na atividade de hoje, os estudantes produziram ferramentas para utilizarem como reguladoras de humor em momentos de estresse. O estudante Davi Pontes, de 11 anos, contou que a atividade o ajudou a compreender mais sobre a saúde socioemocional.
“Podemos sentir raiva, tristeza, mesmo não tendo controle sobre os nossos os sentimentos, podemos entender melhor como reagir e isso que conseguimos aprender hoje, nesta atividade”, enfatizou Davi.
Programação
Nesta quarta-feira (29/03), a “Semana Socioemocional” terá as seguintes atividades: “Expressões Artísticas”, com o artista Marcos Matos, “Habilidades Emocionais” com a Dra. Helione Pontes. Na quinta-feira (30/03), é a vez das oficinas “Pipocando Emoções”, “Autocuidado e Resolução de Conflitos” e “Dia de Talentos”, com o professor Dheimison Airton, a psicóloga Luziane Vitoriano e o professor João Pedro.
Encerram a programação da iniciativa, na sexta-feira (31/03), a atividade “Inteligência Emocional no Ambiente de Trabalho” e “Oficina para os pais”, com as psicólogas Mayara Rangel e Ana Valda, além da assistente social Cibelle Marques.
FOTOS: Euzivaldo Queiroz / Secretaria de Estado de Educação e Desporto