Evento reúne representantes para aprimorar a prática profissional e a qualidade dos serviços de saúde oferecidos à população
FOTOS: Divulgação – SES-AM
A Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) realizou a primeira reunião com os Coordenadores dos Núcleos de Educação Permanente em Saúde e Humanização (NEPSHUs), nesta quinta-feira (09/03), no auditório da Fametro, unidade Cachoeirinha. O objetivo do encontro foi fortalecer esses núcleos, que têm um papel fundamental na capacitação contínua dos trabalhadores de saúde, que culminará na oferta de serviços com qualidade e equidade à população.
Durante o evento, foram discutidas propostas para efetivar as ações de 2023 com os responsáveis pela condução das Políticas de Educação Permanente e Humanização do Sistema Único de Saúde (SUS) nas unidades, além de recursos audiovisuais. Os participantes também discutiram sobre a agenda e o plano anual.
A assistente social Ana Karla Pimenta explicou que o encontro fortalece o processo contínuo e essencial para aprimorar as práticas de atendimento e cuidado, fortalecendo e valorizando o trabalhador da saúde, além de garantir um atendimento mais humanizado e acolhedor para os usuários do sistema de saúde.
“Investir na formação e capacitação dos profissionais de saúde é fundamental para a Secretaria de Estado de Saúde, pois isso reflete diretamente na qualidade dos serviços oferecidos à população. A reunião realizada hoje foi um importante passo para fortalecer os Núcleos de Educação Permanente em Saúde e Humanização e, consequentemente, promover a saúde e bem-estar de todos”, disse a assistente social.
Educação Permanente e Humanização
As Políticas de Educação Permanente e Humanização do Sistema Único de Saúde (SUS) são um conjunto de diretrizes e ações que buscam promover a formação e capacitação continuada dos profissionais de saúde, além de estimular a humanização do atendimento e valorização dos trabalhadores da saúde.
O processo contínuo de aprendizagem e troca de conhecimentos, a Educação Permanente e Humanização busca aprimorar a prática profissional e a qualidade dos serviços de saúde oferecidos à população. Os NEPSHUs são responsáveis por promover e coordenar ações de educação permanente em saúde, além de estimular a humanização do atendimento e a valorização dos profissionais de saúde.