A Prefeitura de Manaus realizou uma operação de limpeza no beco São Sebastião, localizado no bairro Japiim, zona sul da capital, na manhã desta quinta-feira, 2/3. A ação contou com a participação de equipes da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp).
O beco São Sebastião é conhecido pelos moradores da região como um local de acúmulo de lixo e entulhos, o que pode gerar diversos problemas de saúde pública, como a proliferação de doenças causadas por animais, como ratos e mosquitos, além de alagamentos, já que no espaço existe um igarapé.
Segundo o titular da Semulsp, Sabá Reis, a ação de limpeza teve como objetivo eliminar os focos de lixo e entulho, garantindo um ambiente mais saudável para a população e melhorando a qualidade de vida dos moradores da região e minimizando problemas de alagamentos.
“Estamos realizando diariamente os serviços de limpeza desses espaços, conforme nos determina o prefeito David Almeida. Estamos em um período de muita chuva e tudo o que for preciso fazer para evitar alagamentos, nós vamos fazer”, assegurou.
Durante a operação, foram recolhidos diversos tipos de resíduos, como pneus, garrafas PET, latas, sacolas plásticas, entre outros. Além disso, a equipe realizou a poda de árvores e capinação do terreno, deixando o local mais organizado e seguro.
Os moradores da região comemoraram a ação da prefeitura e agradeceram a iniciativa. “É uma ação muito importante para a nossa comunidade. O beco São Sebastião estava muito sujo, o que prejudicava a saúde dos moradores. Agora, com a limpeza, temos um ambiente mais saudável e seguro”, disse Helena Araújo, moradora do local.
As operações de limpeza estão sendo realizadas periodicamente em toda a cidade, garantindo a manutenção e higiene dos espaços públicos e contribuindo para o bem-estar da população.
Paralelo a esse serviço, a Semulsp também executou ações de limpeza no Parque Riachuelo, Tarumã; no Parque Rosa Almeida, Compensa, ambos na zona Oeste; e no Parque das Laranjeiras, zona Centro-Sul, além da limpeza das orlas dos rios e igarapés.
As equipes de sensibilização continuam atuando na avenida Francisco Queiroz, no bairro Dom Pedro, zona Centro-Oeste, e nas ruas Macatuba e Mindu, no bairro Cidade Nova, zona Norte, levando informações quanto ao descarte correto de resíduos domiciliares.
— — —
Texto – Alex Melo / Semulsp
Fotos – Divulgação / Semulsp