Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Executivo
  • Legislativo
  • Judiciário
Reading: Em tempo recorde, prefeitura amplia sistema de drenagem e aplica 1,1 mil toneladas de asfalto na Djalma Batista
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
ManausManchete

Em tempo recorde, prefeitura amplia sistema de drenagem e aplica 1,1 mil toneladas de asfalto na Djalma Batista

24/02/2023
Compartilhar

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de infraestrutura (Seminf), conclui os serviços de aplicação da segunda camada asfáltica no trecho desnivelado sobre o igarapé do Bindá, na avenida Djalma Batista, que recebeu 1,1 mil toneladas de massa, após oito dias de trabalhos ininterruptos. A via foi entregue na quinta-feira, 23/2, com o trânsito normalizado.

O local foi interditado no dia 15/2, para intervenção estrutural, após a formação de um buraco que se abriu na via decorrente das fortes chuvas e subida do leito do igarapé. As equipes detectaram que a antiga tubulação estava desgastada, e não suportou o volume de água do igarapé, o que ocasionou fuga de material e, consequentemente, a formação do buraco. A antiga REDE de drenagem de 25 anos se rompeu.

A pista passou por reparos emergenciais no primeiro fim de semana de fevereiro. As equipes realizaram uma obra paliativa com o intuito de dar vazão ao trânsito intenso da via, um dos principais corredores viários da cidade. Para não prejudicar o trânsito, a Seminf iniciou os serviços na semana do Carnaval, com a previsão de entregar a via liberada para o fluxo entre 15 e 20 dias.

Na primeira etapa realizada na quarta-feira, 15/2, a rua foi escavada em aproximadamente 8 metros de profundidade. Após 72 horas de trabalhos ininterruptos, os antigos tubos de ferro instalados sob a avenida foram retirados e substituídos por duas novas e modernas linhas de drenagem, cuja extensão é de 30 metros, cada. O objetivo do projeto é dar a vazão necessária às águas do igarapé e evitar novos transtornos.

Após cinco dias de serviços intensos, as obras deram um salto maior. Foi na última segunda-feira, 20/2, que a obra entrou na fase do reaterro, compactação do solo, e assentamento do rip-rap. A equipe de 120 trabalhadores aumentou o efetivo para 150 servidores, que contaram com o auxílio de 12 máquinas, entre escavadeiras, patrol, e rolo compactador, além de 45 caçambas.

Completada uma semana, com trabalhos seguindo 24 horas do dia, na quarta-feira, 22/2, a obra chegou a 80% de conclusão. Os trabalhadores executavam o encabeçamento, refazendo as fibras ópticas, e dando início às obras de drenagem superficial. Na sequência, as equipes entraram pela madrugada de terça-feira, 23/2, aplicando a primeira camada de asfalto.

O trecho foi liberado às 11h para o tráfego de veículos. Às 22h de quinta-feira, as equipes fecharam a avenida para trabalharem na última camada de asfalto definitiva, e os trabalhos foram estendidos até as 5h da manhã. O trecho recebeu aproximadamente 1,1 mil toneladas de massa asfáltica, atendendo à entrada do conjunto Eldorado até a avenida Pedro Teixeira.

Os trabalhos percorrem, ainda, na confecção de drenagem superficial, com a implantação de meio-fio, calçada e sarjeta.

“Eu sei que a obra na Djalma Batista causou transtornos, mas nós não poderíamos deixar de fazer. Essa era uma situação que estava oferecendo risco à população. Esse trabalho está sendo feito, justamente para não ser refeito, e solucionarmos de forma definitiva, pois é assim que a gestão do prefeito David Almeida atua na cidade”, afirmou o secretário de obras Renato Junior.

— — —

Texto – Rayana Coutinho / Seminf

Foto – Márcio Melo / Seminf

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Termos encontrados David Almeida, Manaus, Prefeitura de Manaus
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

Prefeitura de Manaus garante inclusão e proteção social no ‘#SouManaus 2025’

08/09/2025

Sine Manaus oferta 397 vagas de emprego nesta terça-feira, 26/8

25/08/2025

Prefeitura de Manaus celebra mês do patrimônio histórico com debates e valorização da cultura local

22/08/2025

Prefeitura abre consulta pública para população participar da revisão do Plano de Saneamento Básico de Manaus

20/08/2025

Conselho Municipal de Saúde aponta avanços no triênio 2022-2025

06/08/2025

Sine Manaus oferta 233 vagas de emprego nesta quarta–feira, 23/7

22/07/2025
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus