A formatura de novos 650 agentes de Segurança Pública e a chegada de cirurgias videolaparoscópicas, no interior do estado, foram assuntos comentados pelos deputados estaduais nesta quinta-feira (16), durante a Sessão Plenária, na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam).
O deputado Cabo Maciel (PL) destacou a formatura de 650 agentes de Segurança Pública da Polícia Civil, ocorrida no Centro de Convenções Vasco Vasques, na quarta-feira (15), com novos delegados; investigadores; escrivães; médicos legistas e médicos peritos. “Peço ao governador e à equipe de Segurança Pública que possam fazer um estudo da necessidade de policiais civis no interior do Amazonas. Como vice-presidente da Comissão de Segurança Pública desta Casa, quero parabenizar o governo estadual e também os formandos por terem alcançado uma grande vitória”, declarou.
O parlamentar afirmou ainda que está aguardando o chamamento dos aprovados no concurso da Polícia Militar, do mesmo jeito que já foram chamados os concursados do Departamento de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) e Polícia Civil.
Parintins
A deputada Mayra Dias (Avante) relatou visita à delegacia de Parintins (distante 360 km em linha reta de Manaus) no último fim de semana. De acordo com a parlamentar, a Delegacia-Geral divide o mesmo espaço com a Delegacia da Mulher. Ela mostrou a preocupação com os números da violência na cidade.
“Dados da Secretaria de Segurança Pública mostram que, em 2020, Parintins registrou 13 homicídios; em 2021 foram 15 e ano passado tivemos 12 homicídios, chegando no total de 40 nesses três anos. Somente em janeiro deste ano, tivemos seis homicídios, ou seja, 50% do que já aconteceu no ano passado”, lamentou.
A parlamentar também chamou atenção para os crimes que afetam pessoas em situação de vulnerabilidade, como mulheres, idosos e crianças e solicitou ao governo estadual que envie um reforço de policiais civis recém-empossados à cidade.
Cirurgias
Em seu discurso, a deputada Dra. Mayara (Republicanos) falou sobre o pacote de ações lançado esta semana no município de Coari (371 km em linha reta de Manaus), sendo o primeiro município do interior a contar com cirurgias de videolaparoscopia, técnica minimamente invasiva.
“Coari foi o primeiro município do interior a ter leitos de semi-UTI, monitorização cardíaca, estabilização de paciente na emergência, ventilação mecânica e também foi o primeiro município do interior a contar com uma telessaúde própria”, enumerou.
O deputado Dr. George Lins (União Brasil) contribuiu com o debate falando sobre o programa de cirurgias de videolaparoscopia. “A cirurgia videolaparoscópica é um procedimento cirúrgico que é realizado através de pequenas incisões, onde se coloca uma câmera e se realiza a cirurgia acompanhando o que está se passando dentro do paciente no monitor de vídeo. Isso traz um ganho muito grande na recuperação dos pacientes”, comentou.
CPI
O deputado Sinésio Campos (PT) parabenizou a Câmara Municipal de Manaus por conseguir as assinaturas de abertura da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das Águas de Manaus.
“Tendo em vista que a maioria do povo de Manaus paga rede de esgoto sem ter esgoto e é uma concessão pública, o povo deve pagar o que é justo. Uma pessoa que tem uma conta de água no valor de cem reais, paga mais cem de taxa de esgoto, sem ter saneamento básico”, denunciou