Campanha do Governo do Estado beneficia o meio ambiente e gera renda para os catadores da Ilha
O Governo do Estado inicia, nesta quinta-feira (27), a campanha de coleta seletiva durante o 54º Festival Folclórico de Parintins, com ecopontos instalados no Planeta Boi, onde será realizada a Festa dos Visitantes. O evento faz parte da agenda oficial do festival, dando as boas vindas aos turistas que chegam à Ilha Tupinambarana para a festa dos bois Caprichoso e Garantido.
Os ecopontos instalados na Festa dos Visitantes são destinados à coleta de plástico, lata, papelão e vidro. O material será destinado aos catadores da Associação de Catadores de Lixo de Parintins (Ascalpin), parceira do Governo na ação ambiental. Equipes da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) e Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) estarão fazendo orientação para destinação correta dos resíduos.
O trabalho faz parte da ação “Dois pra lá, Dois pra cá”, promovida pela Sema e Ipaam em parceria com a Prefeitura de Parintins. A atividade conta com apoio ainda dos bumbás Caprichoso e Garantido, da empresa Cometais e de instituições de ensino superior do município.
Por toda a cidade – A campanha conta com um total de 48 Pontos de Entrega Voluntária (PEV), que serão distribuídos nos principais pontos turísticos do município e em locais de grande fluxo de visitantes durante os dias de festa, como os palcos alternativos. Os ecopontos estarão também no Bumbódromo de Parintins durante as noites da festa.
“Contamos com o apoio dos moradores e visitantes para promover um festival com mais consciência socioambiental. A coleta seletiva não só deixa a cidade mais limpa, mas também faz com que estes resíduos possam ser reciclados e gerem renda para famílias que fazem este trabalho tão nobre de coleta”, ressaltou o secretário estadual do Meio Ambiente, Eduardo Taveira.
O trabalho de coleta seletiva prossegue até o dia 1º de julho, data da apuração do festival e festa da vitória. A atividade contará com um caminhão exclusivo para a realização do trabalho e uma central de triagem. “O nosso objetivo é plantar essa semente para que o trabalho prossiga após o Festival e que vire uma ação regular. Parintins é o segundo maior município do estado, por isso se faz necessário que também sirva de exemplo para outros no quesito do tratamento dos resíduos”, disse o diretor-presidente do Ipaam, Juliano Valente.