Por Agência Amazonas
Mais de 3 mil vagas já foram ofertadas por meio da parceria entre a Secretaria de Estado de Educação e Desporto e a Universidade
Foto: Eduardo Cavalcante / Secretaria de Estado de Educação e DesportoA segunda etapa do Projeto Prioritário Mestre Qualificado, que oferta vagas de mestrado na Universidade do Estado do Amazonas (UEA), por meio de parceria com a Secretaria de Estado de Educação e Desporto, selecionou mais oito educadores da rede estadual de ensino, sendo sete da capital amazonense e um de Parintins. As aulas estão previstas para iniciar em maio deste ano.
O projeto prioritário Mestre Qualificado, do Programa Educa + Amazonas, lançou dois novos convênios entre a Secretaria de Estado de Educação e Desporto e a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) em novembro do último ano. Nas duas etapas, o projeto já soma 3.085 vagas ofertadas, das quais 2,8 mil são de professores da rede pública, cursando o mestrado.
A professora de Língua Portuguesa, da Escola Estadual de Tempo Integral (EETI) Deputado Glaucio Gonçalves, localizada em Parintins, Gisele Siqueira, foi uma das contempladas com a vaga para o mestrado em Letras. Gisele, que também leciona para jovens e adultos na escola Estadual Irmã Sá, contou sobre a felicidade que sentiu pela oportunidade de retomar os estudos com um mestrado.
“O processo foi difícil para mim. Eu recebi a notícia da aprovação com muita alegria porque era um desejo que há muito tempo eu tinha. Sempre quis continuar meus estudos e só existia uma forma de dar seguimento, o mestrado. E isso se concretizou por meio desse convênio entre a secretaria e a UEA”, disse a professora.
A gerente de Articulações e Desenvolvimento Profissional, Darle Teixeira, responsável por coordenar o projeto Mestre Qualificado, explicou como a secretaria lida com o professor que conquista a vaga de mestrado.
“O Mestre Qualificado tem como diferencial possibilitar aos professores da rede estadual de ensino, que concorreram às vagas dos mestrados, a dedicação total aos estudos, uma vez que fica garantido no convênio a saída do professor com a percepção salarial, retornando à rede após os dois anos do mestrado”, afirmou Darle.
De acordo com a gerente, o principal objetivo do projeto é qualificar cada vez mais os professores da rede estadual de ensino. “A formação em nível Lato e Stricto sensu fará com que o professor possa oferecer suas aulas com o olhar também de pesquisador”, completou.
RequisitosOs requisitos para o mestrado é ser professor concursado e estável da Secretaria de Estado de Educação e Desporto, ou seja, que já tenha concluído o período de estágio probatório. Para 2023, a previsão é abrir mais 10 vagas para mestrado de matemática, com o início das aulas em 2024. “Esse edital ainda será divulgado”, concluiu Darle.