Na última terça-feira (07/02), a Câmara Municipal de Manaus (CMM) definiu a formatação das 24 comissões permanentes da Casa. A 7ª Comissão de Obras Públicas e Serviços (COMSOP) será presidida pelo vereador Peixoto (PROS), que nos dois últimos anos já atuou na vice-presidência da pasta, que tem como objetivo fiscalizar a atuação da prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf).
A frente da COMSOP, Peixoto vai poder unir o conhecimento técnico à experiência de ter sido subsecretário, na Seminf, por cerca de quatro anos. Nesse período, esteve à frente de grandes obras da capital, como o quadrilátero da Copa, parte do pacote de intervenções da prefeitura para preparar Manaus para a Copa do Mundo de 2014, no Brasil e, na recuperação recorde da Avenida Torquato Tapajós, no bairro Flores, zona Centro-Sul, após o aparecimento de uma cratera na via.
“Sou engenheiro de formação, tenho conhecimento acadêmico e experiência na prática de como devem funcionar as obras em uma cidade e como procede o funcionamento de uma secretaria de infraestrutura. É com essa bagagem que sei que posso contribuir muito na comissão, no sentido de presidir e atuar no controle e fiscalização”, diz o parlamentar.
Gerenciamento de Crise
Ao longo de sua passagem pela Seminf, o vereador teve a oportunidade de atuar em uma das mais rápidas e sucedidas obras da prefeitura de Manaus, quando em 2017, como subsecretário de Serviços Básicos, comandou os serviços de drenagem e terraplenagem de um buraco que se abriu na Avenida Torquato Tapajós.
Foram 40 horas de serviço ininterruptas para solucionar o problema que afetou uma das principais vias de acesso da capital e que estava prejudicando milhares de manauaras. Peixoto e a equipe de trabalho da secretaria realizaram serviços de drenagem e terraplenagem, além da aplicação da primeira camada de asfalto e entregaram o local em tempo recorde para a época.
“Foi um trabalho emergencial. Lembro que tivemos que cortar com maçarico um tubo de aço que cedeu em quase um metro e colocar galerias em concreto armado. A orientação era para que nós não mediremos esforços e sanarmos o problema, e assim foi feito. E em um período de tempo muito rápido e sem paradas”, explica.
Legado
Em outro projeto em que esteve envolvido, o líder do Pros na CMM trabalhou no quadrilátero da Copa, em 2014. Naquele ano, Manaus foi uma das subsedes do Mundial de Futebol e, para isso, precisava da requalificação urbana com obras de infraestrutura e mobilidade para atender às necessidades da população durante o evento.
A obra contemplou 15 ruas e avenidas de Manaus, totalizando mais de 62 quilômetros de pavimento asfáltico para as vias que contornam os quatro principais eixos que receberam os turistas para a Copa, como o Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, a Arena da Amazônia, Ponta Negra e Centro.
“Esse foi mais um projeto que exigiu muito conhecimento e por esse motivo, também, busquei me especializar na engenharia e em pavimentação. Acredito que são diferenciais que me capacitam para presidir a Comissão de Obras e agregar ainda mais a cidade e a busca solucionar problemas que aflijam ou venham prejudicar os manauaras”, complementa Peixoto.
Texto: Carina Amazona – Assessoria de Comunicação do vereador
Foto: Assessoria de Comunicação do vereador