O presidente da 9ª Comissão de Cultura e Patrimônio Histórico da Câmara Municipal de Manaus (CMM), Alonso Oliveira (Avante), prestigiou o lançamento das ações integradas que serão realizadas durante o período do “Carnaval de Manaus 2023”, previsto para o período de 9 de fevereiro a 25 de março. O planejamento integrado nas áreas de segurança, saúde, trânsito, social e cultura, bem como, os investimentos de mais de R$6 milhões foram anunciados pelo prefeito David Almeida no Auditório da Prefeitura de Manaus, no bairro da Compensa, zona oeste.
O parlamentar destacou que, antes de desocupar o cargo de diretor-presidente da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult) da Prefeitura de Manaus, coordenou o processo de construção dos Editais de Apoio e Fomento ao “Carnaval de Manaus 2023”, que compreende no desfile das escolas de samba dos Grupos Especiais “A” e “B”; 109 blocos de rua espalhados por todas as zonas da capital amazonense e, também, o desfile experimental de cinco novas agremiações no ‘Carnaval do Povão’, que inicia nesta quinta-feira (09/02), a partir das 19h na Praça Mindú Norte, localizado na Alameda Alphaville, zona norte de Manaus.
“Hoje o nosso sentimento é de dever cumprido. Serão 45 dias da cultura popular em movimento, envolvendo as 18 escolas de samba que farão o desfile oficial no sambódromo, gerando cerca de 20 mil postos de trabalho na cadeia produtiva da cultura, sendo 4,5 mil diretamente ligados às escolas; 5 agremiações no desfile experimental do ‘Carnaval do Povão’, na zona Leste; e 109 bandas e blocos de rua acontecendo em todas as zonas de Manaus, inclusive na zona rural”, destacou o vereador Alonso Oliveira.
O objetivo específico dessa ação integrada entre Governo do Amazonas e Prefeitura de Manaus é o de resgatar os tradicionais movimentos folclóricos dos bairros da cidade.
Matriz Integrada
De acordo com o vereador Alonso, para que os megaeventos ocorram de forma organizada, durante sua permanência na Manauscult, implantou a ‘Matriz Integrada’, que é uma ferramenta de gestão, atualmente, adotada em todo o Executivo Municipal. “Vimos a necessidade de organização do trabalho conjunto, realizado com as demais secretarias que atuam na transversalidade, nos grandes eventos da cidade, e criamos o caderno de encargos que define quem faz o quê dentro do planejamento de execução e operacionalização de um evento”, explicou Oliveira.
Texto: Emanuelle Baires – Assessoria de Comunicação do vereadorFoto: Oliveira Jr.