As obras de recuperação das ruas e avenidas do município de Parintins (a 363 quilômetros de Manaus) serão reiniciadas pela Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra) no dia 3 de julho. A paralisação temporária dos serviços ocorreu no dia 22 deste mês para garantir segurança e evitar transtornos aos moradores e turistas que chegam à cidade para prestigiar o 54º Festival Folclórico de Parintins.
Com 50% de conclusão das obras, as ruas de Parintins contam com serviços de recapeamento e pavimentação de 112 ruas, que totalizam 44 quilômetros de intervenção. O município recebe recapeamento de qualidade, com cerca de 4 cm de espessura, além dos serviços de terraplenagem, tapa-buracos e sinalização.
“Em função da presença de máquinas circulando pelas ruas nesse período do festival, foi necessário fazer essa curta paralisação para evitar acidentes e outros transtornos. Estamos levando obras de qualidade para todos os municípios, atendendo a determinação do governador Wilson Lima no sentido de que as obras tenham durabilidade e atendam efetivamente os anseios das populações do interior, e em Parintins não seria diferente”, ponderou o secretário da Seinfra, Carlos Henrique Lima.
Bumbódromo – Neste ano, as obras do Centro Cultural de Parintins, o Bumbódromo, passaram por obras de reforma e manutenção no sistema elétrico, que vai garantir 30% de redução nos custos de energia, e a implantação de estruturas que vão oferecer mais segurança aos brincantes, conforme determinações do Corpo de Bombeiros do Amazonas. As obras foram finalizadas com dois dias de antecedência do Festival.
Prosamim – Ainda em Parintins, o setor de infraestrutura engloba a inclusão da cidade nas ações da quarta fase do Programa Social e Ambiental dos Igarapés (Prosamim). As obras vão compreender a requalificação socioambiental e urbanização da Lagoa da Francesa e dos bairros Castanheira, Santa Clara, Palmares e Santa Rita de Cássia. Estudos e projetos serão realizados nas localidades para levantar as informações da área sobre requalificação socioambiental, reassentamentos, sistemas de água e esgoto e urbanização.