Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Executivo
  • Legislativo
  • Judiciário
Reading: Acadêmico da Esat/UEA lança livro ”O outro entre nós”
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
AmazonasGoverno do AmazonasManchete

Acadêmico da Esat/UEA lança livro ”O outro entre nós”

04/01/2023
Compartilhar

Por Agência Amazonas

Lançamento será realizado nesta quarta-feira (4/01), às 14h, na biblioteca comunitária do Centro Cultural Zé Amador, em Presidente Figueiredo. Acesso gratuito

O evento é gratuito e o lançamento faz parte do projeto de circulação ”Estrada de Rios” trajeto retorno à 1ª capital do Amazonas, via rio Negro, contemplado no edital Cultura em REDE do Governo do Estado do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura do Estado e economia criativa. O principal objetivo é promover diálogos e trocas artísticas fora da capital.

Para Douglas Rodrigues (AACA/Esat/UEA), este é um momento singular para disseminar a sua trajetória por três cidades do Amazonas, todas interligadas pelo rio Negro. ”Já tivemos uma receptividade acalorada em Barcelos, agora estamos promovendo em Presidente Figueiredo. E na próxima semana chegaremos a NOVO Airão (distante 115 quilômetros da Manaus). A inserção no município garante diálogos firmes para a criação de novas dramaturgias, utilizando parte do programa cultural como oficina de ”confecção dramatúrgica”, a mesma já aplicada no Festival de Teatro em Língua Portuguesa, em São Paulo”, ressaltou.

Sobre o projeto – Segundo Douglas, a cidade de Presidente Figueiredo faz parte da sua produção artística. E ao longo da trajetória teve várias inserções no município com suas encenações, a última no aniversário da cidade com uma das obras da publicação “A estrada”, cujo enredo envolve o nascimento do próprio município e a BR-174, que interliga Manaus a Boa Vista, capital de Roraima. Para ele, ao se pensar no título do edital “Cultura em REDE”, coloca-se em prática seus objetivos, trocando e unindo artistas de diferentes realidades neste dia tão especial. “A troca cultural no município, de forma gratuita, é espontânea e revigorante para ambos”, finalizou.

O produtor e ator Michel Guerreiro, também aluno do curso de Especialização em Gestão e Produção Cultural, salienta a importância do projeto. ”As distâncias e o custo amazônico tornam quase impossíveis projetos de circulação no interior do Amazonas. Portanto, essa integração em municípios como Presidente Figueiredo torna mais significativo transmitir cultura por meio de uma obra literária, tendo a Amazônia como pano de fundo. Hoje, publicar um livro é um ato de resistência no cenário nacional em que, a todo momento, grandes e pequenas livrarias fecham as portas. Publicar dramaturgias é um ato raro”, ressaltou.

FOTO: Bruno Lopes/Divulgação UEAProdução realizada por alunos da UEA – O produtor e o dramaturgo são alunos do curso de especialização em Gestão e Produção Cultural e os atores e encenadores Israel Castro e Karol Medeiros foram alunos do curso de Teatro, o que evidencia resultados revigorantes no mercado e na construção do ”NOVO amanhã”. Para a atriz Karol Medeiros, foi uma honra estar na montagem de “Flecha borboleta”. “Esta obra circulou no Amazonas e fora dele, inclusive em um continente colonizador, reafirmando para o público nossa história originária”, explica.

A Coletânea – O livro ”O outro entre nós” é uma trilogia com três dramaturgias independentes, mas que podem ser encenadas em sequência uma vez que fazem parte de um todo: as transformações sociais e culturais da Amazônia durante o regime militar. Trata-se de histórias da região em que os principais personagens são as populações originárias, se dissipando num momento histórico da Amazônia. Todas as obras acontecem entre as décadas de 50 e 70, com enredo que aborda a fragmentação da identidade étnica regional.

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Termos encontrados Amazonas, Barcelos, Economia, Educação, Estado do Amazonas, Governo do Amazonas, Manaus, Novo Airão, Presidente Figueiredo
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

Governo do Amazonas

SES-AM destaca experiência exitosa de Telessaúde no Congresso Norte e Nordeste das Secretarias Municipais de Saúde

07/09/2025
Governo do Amazonas

Sine Amazonas divulga 143 vagas de emprego para esta segunda-feira

07/09/2025
Governo do Amazonas

Sepror fomenta cultura do café em Presidente Figueiredo com entrega de 750 mudas para produtores

07/09/2025
Governo do Amazonas

Governo do Amazonas participa com Forças de Segurança do Desfile Cívico-Militar de 7 de Setembro

07/09/2025
Governo do Amazonas

Em Tonantins, Polícia Civil prende homem em flagrante por agredir a companheira

07/09/2025
Governo do Amazonas

Com novos modelos de gestão, SES-AM amplia campo de trabalho para profissionais da Saúde no Amazonas

07/09/2025
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus