Prefeitura de Manaus realiza trabalho emergencial de drenagem profunda em via rompida no Vale do Sinai
A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), atua, nesta quarta-feira, 21/12, na recuperação de uma rede de drenagem profunda rompida na rua 12, comunidade Vale do Sinai, bairro Cidade Nova, na zona Norte da capital. A antiga tubulação estava obstruída, impedindo a passagem da água, provocando uma cratera no meio da via.
Com o uso de uma retroescavadeira, as equipes da Seminf fizeram a escavação no local para a retirada das peças danificadas da tubulação. Dois novos tubos em concreto são substituídos, para dar vazão correta às águas.
Para o responsável pela obra, o engenheiro Érico Braga, a rede de drenagem muito antiga, associada ao acúmulo de lixo, provocou o rompimento dos tubos.
“Muitos anos sem manutenção alguma nessa rede de drenagem e, durante o serviço, nos deparamos com os tubos totalmente tomados por lixo, havia até pedaços de ferro e restos de obras, que impediam a passagem correta das águas, provocando a erosão e a cratera na via. Seguimos a determinação do prefeito David Almeida e do secretário de Obras, Renato Júnior, para entregarmos a obra no menor tempo possível”, explicou o engenheiro Érico Braga.
As equipes trabalham de maneira emergencial na área, substituindo as peças antigas por tubos novos em concreto e ferro, uma tecnologia mais resistente e duradoura.
A dona de casa Maria Antunes, 68, disse que é gratificante acompanhar a atuação imediata da prefeitura. “A cratera se abriu no meio da via e, em um curtíssimo espaço de tempo, o pessoal da prefeitura iniciou o trabalho. Fiquei feliz, porque aqui passam muitos carros e, para não cair no buraco, os veículos desviavam para o lado da minha casa. Estava vendo a hora de um carro invadir minha sala. Agora, sabemos que a prefeitura vai arrumar essa rede de drenagem, para que a gente não passe mais por esse tipo de problema, fico muito agradecida”, afirmou a moradora.
Simultaneamente, o distrito de obras atua em serviços programados de recuperação asfáltica, implantação e recuperação de rede de drenagem profunda e superficial, limpeza e desobstrução de caixas coletoras.
— — —
Texto – Valesca Martins/ SeminfFotos – Divulgação/ Seminf
Disponíveis em – https://flic.kr/s/aHBqjAk2Dc
Notícias relacionadas