Por Agência Amazonas
Intuito é promover discussões acerca de pautas relacionadas à pasta
FOTOS: Divulgação/SemaSecretários Municipais de 17 municípios do Amazonas estiveram reunidos no 22º Fórum Permanente das Secretarias Municipais de Meio Ambiente do Amazonas (Fopes). A programação iniciou ontem (06/12) e encerrou hoje (07/12), no auditório da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), com principal enfoque na discussão sobre o Novo Marco Legal de Saneamento Básico, além de outras agendas.
As reuniões do Fopes têm como objetivo a formação dos gestores das Secretarias Municipais do Meio Ambiente para o fortalecimento da Gestão Ambiental dos Sistemas Municipal e Estadual de Meio Ambiente, bem como a pactuação de uma agenda conjunta.
A mesa de debate contou com representantes de instituições relacionadas ao tema. Participaram da ocasião o secretário nacional de saneamento do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), Pedro Maranhão; a superintendente de regulação de saneamento básico da Agência Nacional de Águas, Cíntia Leal; o analista de infraestrutura da Secretaria Especial do Programa de Parcerias de Investimentos (SPPI), Ricardo Arantes; e representantes da Superintendência da Área de Parcerias em Infraestrutura Social e Serviços Ambientais do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), a engenheira Luciana Xavier de Lemos Capanema e o gerente Mario Alberto Costa Miranda.
O encontro também proporcionou o avanço do diálogo em outras pautas, que incluem a apresentação do Sistema de Controle e Emissão de Licenças Ambientais, por parte da Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Parintins (Semma), e sessões para responder possíveis dúvidas referentes aos recursos do Fundo Estadual do Meio Ambiente (Fema).
As pastas ambientais que participaram do evento contaram com representantes dos municípios de Alvarães, Apuí, Careiro Castanho, Careiro da Várzea, Eirunepé, Fonte Boa, Ipixuna, Iranduba, Itacoatiara, Manacapuru, Manaquiri, Manicoré, Maués, Novo Airão, Parintins, Presidente Figueiredo e Tefé.